destaque costadoscorais

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COSTA DOS CORAIS

btn institucional

btn topo

Quando Ir

A APA pode ser visitada a ano todo, sendo o verão o melhor período, quando a probabilidade de chuva é menor, e, em geral, a água está clara com ótima visibilidade para realização de mergulhos e passeios no mar.

Para as atividades de mergulho e passeio às piscinas é importante conferir a tábuas de marés pois a maré seca é mais indicada, busque pelo Porto de Suape ou Porto de Maceío.

Horários e Tarifas

O ICMBio não cobra nenhuma taxa para visitação na APA Costa dos Corais.

Os passeios às piscinas naturais em Maragogi/AL estão restritos aos horários adequados da maré, entre duas (02) horas antes e duas (02) horas depois do pico mais baixo de maré. Nos dias de "maré morta", quando a maré mais baixa é igual ou mair que 0,7m, o passeio às piscinas não é permitido.

O Passeio de avistamento do peixe boi é entre às 10:00 e às 17:00 e existe um número limite de visitações por dia. Portanto, procure se informar sobre os horários e disponibilidade de vagas.

btn topo

Como Chegar

A APA Costa do Corais está localizada no Nordeste do Brasil, litoral sul de Pernambuco e litoral norte de Alagoas, entre os municípios de Tamandaré (PE) e Maceió (AL). A sede da UC fica em Tamandaré no Centro de Gestão e Pesquisa de Recursos Pesqueiros do Nordeste - CEPENE, além disso temos uma Base Avançada em Barra de Santo Antonio e uma Base Avançada do Centro de Mamíferos Aquáticos - CMA em Porto de Pedras (AL), que trabalha em total consonância com a APACC.

Intinerário geral: a partir de Maceió o principal acesso é pela estrada que acompanha o litoral, AL 101. Saindo de Recife a principal via é pela BR 101 entrando na PE 060 em Cabo de Santo Agostinho. Há também a possibilidade de acessar a PE 060 por duas outras vias, ambas pedagiadas: a estrada do Paiva  (seguindo por Jaboatão dos Guararapes, e a PE 009 vai da BR 101 (km 13) até Porto de Galinhas, passando por Suape. Para quem vem do interior do pais, é possível chegar a APA a partir da BR 101. Veja abaixo as orientações para os municípios da APACC

Recife: BR 101 (aprox. 20km), PE 060 na cidade de Cabo de Santo Agostinho. Próximo à Tamandaré, há duas opções para chegar em Tamandaré: i) via Praia dos Carneiros (ponte nova) - vire à esquerda logo após a cidade de Rio Formoso na PE 076, ii) siga em frente pela PE 060 até a REBIO SALTINHO, vire à esquerda no trevo e siga pela PE 076.

Maceió: siga pela AL 101 até Barra de Santo Antônio (atenção: não há acesso pela AL 101 a partir de Barra de Santo Antônio) vire à esquerda e siga pela AL 413, passando por São Luis do Quitunde, siga pela AL 105. Próximo a Matriz de Camaragibe há duas opções, a 1° é mais rápida e a 2° vai pelo litoral, ambas chegam em Japaratinga. 1° opção: siga em frente pela AL 105 passanfo por Matriz de Camaragibe e Porto Calvo, em Porto Calvo siga pela AL 465 até Japaratinga. 2° opção: próximo a Usina Santo Antônio, antes de Matriz do Camaragibe, vire à esquerda em direção à Passo do Camaragibe, na AL 435, siga até Barra do Camaragibe (litoral) e pegue a AL 101, em Porto de Pedras tem uma balsa para acessar o município de Japaratinga.

Siga até a divisa com Pernambuco, continue, agora pela PE 060, passe por São José da Coroa Grande e Barreiros, na REBIO Saltinho vire à direita no trevo - PE 076.

Interior (BR 101): em Palmares, siga pela PE 096, ao chegar na PE 060 vire à esquerda, siga até à REBIO Saltinho vire à direita no trevo - PE 076

Recife: BR 101 (aprox. 20km), siga pela PE 060 na cidade de Cabo de Santo Agostinho e continue, passando por Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré, São José da Coroa Grande fica próximo à divisa PE/AL.

Maceió: siga pela AL 101 até Barra de Santo Antônio (atenção: não há acesso pela AL 101 a partir de Barra de Santo Antônio) vire à esquerda e siga pela AL 413, passando por São Luis do Quitunde, siga pela AL 105. Próximo a Matriz de Camaragibe há duas opções, a 1° é mais rápida e a 2° vai pelo litoral, ambas chegam em Japaratinga. 1° opção: siga em frente pela AL 105 passanfo por Matriz de Camaragibe e Porto Calvo, em Porto Calvo siga pela AL 465 até Japaratinga. 2° opção: próximo a Usina Santo Antônio, antes de Matriz do Camaragibe, vire à esquerda em direção à Passo do Camaragibe, na AL 435, siga até Barra do Camaragibe (litoral) e pegue a AL 101, em Porto de Pedras tem uma balsa para acessar o município de Japaratinga.

Siga até a divisa com Pernambuco, continue, agora pela PE 060, São José da Coroa Grande fica próximo à divisa PE/AL.

Interior (BR 101): em Palmeres, siga pela PE 096, ao chegar na PE 060 vire à direita, passe por Barreiros, São José da Coroa Grande fica próximo à divisa PE/AL.

Recife: BR 101 (aprox. 20km), siga pela PE 060 na cidade de Cabo de Santo Agostinho e continue, passando por Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Maragogi fica após à divisa PE/AL e Japaratinga seguindo por mais 10 km.

Maceió: siga pela AL 101 até Barra de Santo Antônio (atenção: não há acesso pela AL 101 a partir de Barra de Santo Antônio) vire à esquerda e siga pela AL 413, passando por São Luis do Quitunde, siga pela AL 105. Próximo a Matriz de Camaragibe há duas opções, a 1° é mais rápida e a 2° vai pelo litoral, ambas chegam em Japaratinga. 1° opção: siga em frente pela AL 105 passanfo por Matriz de Camaragibe e Porto Calvo, em Porto Calvo siga pela AL 465 até Japaratinga. 2° opção: próximo a Usina Santo Antônio, antes de Matriz do Camaragibe, vire à esquerda em direção à Passo do Camaragibe, na AL 435, siga até Barra do Camaragibe (litoral) e pegue a AL 101, em Porto de Pedras tem uma balsa para acessar o município de Japaratinga (cerca de 6 km), siga até Maragogi pela AL 101 (cerca de 10 km), antes da divisa PE/AL.

Interior (BR 101): siga pela AL 480 e AL 105 até Porto Calvo, depois vá pala AL 465, em Japaratinga siga mais 10 km até Maragogi pela AL 101 até antes da divisa PE/AL.

Recife: BR 101 (aprox. 20km), siga pela PE 060 na cidade de Cabo de Santo Agostinho e continue, passando por Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, São José da Coroa Grande, divisa PE/AL, Maragogi e Japaratingo. Em Japaratinga há duas opções: i) utilize a balsa até Porto de Pedras, passe por São Miguel dos Milagres e de lá siga até Barra de Camaragibe. ii) Em Japaratinga siga pela AL 465 até Porto CAlvo, AL 105, passando por  Matriz do Camaragibe, antes de chegar em São Luis do Quitunde, próximo a usina Santo Antonio vire à direita na AL 435 até Barra do Camaragibe.

Maceió: siga pela AL 101 até Barra de Santo Antônio (atenção: não há acesso pela AL 101 a partir de Barra de Santo Antônio) vire à esquerda e siga pela AL 413, passando por São Luis do Quitunde, siga pela AL 105. Logo após a Usina Santo Antônio (antes de Matriz do Camaragibe), vire à esquerda em direção à Passo do Camaragibe, na AL 435, siga até Barra do Camaragibe (litoral) e pegue a AL 101, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres ficam seguindo a AL 101.

Em Barra de Santo Antonio existe uma ponte (nova) que segue pela Ilha da Croa (praia do Carro Quebrado), esse acesso, embora seja AL 101 não tem continuidade e não é possível atravessar o Rio Camaragibe.

Recife: BR 101 (aprox. 20km), siga pela PE 060 na cidade de Cabo de Santo Agostinho e continue, passando por Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, São José da Coroa Grande, divisa PE/AL, Maragogi e Japaratingo. Em Japaratinga há duas opções: i) via AL 101, utilize a balsa e siga até Barra do Camaragibe vire à direita na AL 435 na AL 105 (próximo a usina Santo Antonio) vire à esquerda e siga até a AL 101. ii) Em Japaratinga siga pela AL 465 até Porto Calvo, AL 105, passando por São Luis do Quitunde e Matriz do Camaragibe até AL 101.

Maceió: siga pela AL 101 até Paripueira e Barra de Santo Antônio.

Kms

btn topo

Ingressos

A APA Costa dos Corais é de livre acesso

btn topo

Atrativos

Fotos - Jorge Menezes 11Os passeios às piscinas naturais (recifes costeiros) estão autorizados pela APA Costa dos Corais nos municípos de Paripueira e Maragogi. Fique atento às regras de uso, por exemplo, há que se respeitar os horários de maré seca, sendo que não é permitido passeios com maré mínima igual ou superior a 0,7.

Veja a lista de Catamarãs autorizadas para realizar passeios em Maragogi

Recinto do Peixe-boi2 Iran NormandeDuração: cerca de 1h30min
Grau de dificuldade: baixo
Características da trilha: contato com rio e manguezal, observação das espécies da flora e fauna local, em especial o peixe-boi; começa com uma pequena caminhada numa ponte estreita sobre o manguezal (15min) e continua com tranquilo passeio de jangada pelo rio com 3 paradas: para ver o peixe-boi (15min), para entrar numa camboa do manguezal (30min) e para pisar na pedra do mero dentro do rio (30min).
Restrições: antes da trilha, favor verificar regras específicas da Zona do Peixe-boi no Plano de Manejo da APA Costa dos Corais, disponível no mural da Associação.
Dicas: se tiver medo de se equilibrar na ponte, vá de mãos-dadas; na jangada, use colete salva-vidas. E fotografe tudo, seu passeio será inesquecível!

Contatos: Associação dos Condutores de Turismo de Observação de Peixes-Bois Marinhos - (82) 3298-6247

Veja o mapa dos muncípios da APA Costa dos Corais

btn topo

O Que Fazer

  • Caminhadas na praia;
  • Banho de mar;
  • Passeio às piscinas naturais (a exploração serviços de turismo náutico nas piscinas naturais dependem de autorização da APA Costa dos Corais);
  • Avistamento do Peixe-boi;
  • Mergulho livre (snorkel);
  • Mergulho autônomo (apenas para mergulhadores credenciados);
  • Batismo: Mergulho com equipamento de mergulho autônomo com presença em tempo integral do instrutor de mergulho;
  • Curso de megulho autônomo (só pode ser ministrado por instrutor de mergulho credenciado);
  • Mergulho conduzido (apenas nas piscinas naturais com operadoras credenciadas);
  • Pesca esportiva (o pescador precisa estar credenciado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA);
btn topo

Orientações

  1. A exploração serviços de turismo náutico (passeios, fotografia subaquática e mergulho) nas piscinas naturais (ambientes de recifes) dentro da APA Costa dos Corais, só podem ser realizados nas Zonas de Visitação e dependem de autorização prévia da APA Costa dos Corais.
  2. Leve todo o seu lixo de volta, inclusive papéis de bala e pontas de cigarro. Tudo bem embalado para não cair no caminho. Se puder, leve até um pouco mais de lixo (dos outros...).
  3. Caso encontre alguém desrespeitando o ambiente (som alto, lixo etc), aproxime-se educadamente e converse, tentando assim conseguir mais um aliado na preservação do meio ambiente e do bom convívio.
  4. Caso encontre algum animal marinho, respeite-o não toque, não persiga, nem que seja apenas para tirar uma foto.
  5. Em hipótese alguma alimente os peixes ou o peixe-boi, isso pode prejudicar os animais e ainda causar sério desequlíbrio no ambiente.
  6. Procure se informar sobre as regras e características locais para sua segurança e para aproveitar o melhor possível do passeio, sem agredir o meio ambiente.
  7. Leve do ambiente apenas fotografias e memórias, deixe somente pegadas e saudades

É um Programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a iniciativa faz parte da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Naturais promovida pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério, para conhecer mais clique em:Conduta Consciente em Ambiente Recifal.

A maioria das espécies de corais formadoras de recifes é endêmica de águas brasileiras, ou seja, só ocorrem aqui, onde contribuem na formação de estruturas que não são encontradas em nenhuma outra parte do mundo.

  1. Não dê alimento aos peixes, eles sabem se alimentar muito bem, e a oferta de alimentos causa graves danos ao ambiente e a sua biodversidade;
  2. Antes de nadar ou mergulhar procure tomar informações sobre o local para evitar acidentes e tome muto cuidado para não tocar nos seres vivos, os corais, por exemplos, demoram muitos anos para crescer e alguns, como o coral-de-fogo, podem causar queimaduras e irritações;
  3. Comprar artezanato com serem marinhos é crime ambiental, e estimula a depredação dos recifes;
  4. Cuidado onde vai jogar a âncora, fundear em ambiente de corais é crime ambiental, fundeie sempre na areia;
  5. Cuidado com o uso do remo ou da vara, pois o seu manuseio pode destruir os corais e outros organismos;
  6. Em águas rasas, evite o uso de nadadeiras, pois os movimentos podem quebrar os corais e outros organismos, além de provocarem a suspensão de sedimentos, prejudicando a visibilidade;
  7. Na água movimente-se lentamente para não afugentar os animais;
  8. A pesca com explosivos, água sanitária e outras substâncias químicas é extremamente nociva ao ambiente, sendo proibida por lei;
  9. A pesca amadora ou profissional só pode ser praticada com licença do órgão competente (Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA);
  10. Na APA Costa dos Corais não é permitido pescar nas Zonas de Visitação e nas Zonas de Preservação da Vida Marinha (conheça o zoneamento da APACC);
  11. Observe e se informe sobre os horários e ciclos de marés, a fim de evitar situações imprevistas, impróprias e potencialmente perigosas.
Maragogi Eduardo Almeida 1 Aquários Naturais Acervo ICMbio Maragogi

Coral de Fogo

Monitoramento Maragogi

É um Programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a iniciativa faz parte da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Naturais promovida pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério, para conhecer mais clique em Conduta Consciente em Ambiente de Praia.

A Constituição brasileira estabelece que as praias são bens da união, portanto, é patrimônio de todos. Ajude a conservá-lo!!!

Nesse ambiente existem uma gama enorme de animais e plantas, eles tem adaptações especiais para suportar a alta incidência de sol e o vai-e-vem da maré, em um dia é possivel aprender muita coisa.

A praia é lugar de relaxar e curtir a natureza e os amigos! Observe algumas regras para sua segurança:

  1. Prefira praias com salva-vidas;
  2. Nunca perca as crianças de vista;
  3. Evite exposição ao sol entre as 10:00 e 16:00 h, e não se esqueça de se proteger adequadamente do sol;
  4. Cuidado com ondas fortes e correntes, procure se informar quanto for nadar em local desconhecido;
  5. Não nade ou mergulhe em áreas com rochas, construções ou trapiches;
  6. Cuidado com animais marinhos: água-vivas, ouriços, peixes, cracas, mexilhões etc;
  7. Não tome banho após refeições pesadas e evites choques de temperatura;
  8. Não deixe lixo na praia, além de poluir, pode machucar alguém ou prejudicar um animal;
  9. Não enterre o lixo na praia, pois a maré remove a areia e o seu lixo ficará exposto;
  10. Não ande de víiculo automotor (carro, bugue, moto, quadriciclo) na praia. Além de ser proibido na APA Costa dos Corais, é perigoso e causa danos ao ambiente.
Fotos - Jorge Menezes 1 Fotos - Jorge Menezes 5 apa praia2
btn topo