Pesquisa e Monitoramento

A lei n° 9985 de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), estabelece como um dos seus objetivos (Art. 5° Item X): "proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental".

Ou seja, as Unidades de Conservação (UCs), entre outras ações, devem incentivar e propiciar condições para produção de conhecimento científico na busca de resultados que auxiliem o manejo da UC.

Os meios para alcançar esses objetivos, segundo o SNUC, se dá através do apoio e a cooperação de organizações governamentais e não governamentais, de organizações privadas e pessoas físicas.

Nesse sentido, a APA Costa dos Corais deve estabelecer quais as linhas prioritárias de pesquisa aplicada (ao manejo) e monitoramento ambiental para buscar parcerias que tragam auxílio sua gestão.

Reef Check MMA Maragogi Eduardo Almeida 1 Jangada em Maragogi

Em paralelo a isso, é importante ressaltar que a UC é um grande laboratório que pode e deve servir para realização de pesquisas científicas que podem não estar diretamente ligada ao manejo da UC, por exemplo pesquisas básicas ou atividades didáticas de nível superior.