Sisbio e autorizações específicas

orientações ao pesquisador para obter Autorização para realização Atividades de Pesquisa na APA Costa do Corais

Sendo a APA Costa dos Corais uma UC marinha e, portanto, totalmente dentro de áreas públicas, qualquer atividade de pesquisa (com ou sem coleta de espécimes ou amostras biológicas) precisa de autorização do ICMBio. Essa autorização deve ser solicitada eletronicamente via Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade - SISBIO, recomendamos leitura do manual do usuário do SISBIO para apresentação da solicitação.

A APA Costa dos Corais tem um Zoneamento específico, estabelecido em seu Plano de Manejo.

Assim, nas Zonas de Visitação (ZV) e Zonas de Preservação da Vida Marinha (ZPVM) existem condições especiais de manejo, como ações de proteção e controle e, nas ZVs autorizações específicas para realização de atividades turísticas.

A fim de garantir que esse manejo se mantenha adequado é importante que as pesquisas que prevejam atividades nesses espaços (ZV e ZVPM) sejam devidamente planejadas e autorizadas.

Dessa forma, após obter a autorização do SISBIO o pesquisador deve solicitar através de formulário específico da APACC, autorização para realizar atividades na ZV e/ou ZVPM. O solicitante deve encaminhar esse documento devidamente preenchido para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e aguardar um posicionamento dos gestores da UC para iniciar suas atividades dentro da ZV e/ou ZVPM.