Histórico

Histórico Cronológico da APA Costa dos CoraisA Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais foi criada em 1997 (Decreto de criação da APA Costa dos Corais), ano internacional dos recifes de corais, quando foi realizado um evento internacional sobre o tema em Tamandaré/PE. A existência de recifes de corais é uma das principais características da unidade, garantindo uma alta biodiversidade representada por diversos grupos marinhos com algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

A APA foi criada exclusivamente em áreas de sob o domínio da União e APPs (Áreas de Preservação Permanente), representada pelos manguezais. Envolve dois estados, onde vivem aproximadamente 200 mil pessoas, muitas delas dependem diretamente do uso dos recursos naturais da unidade como o turismo e a pesca artesanal.

Em 2011 foi criado o seu Conselho Consultivo, que tem com função contribuir com a gestão da APA, ele é constituído por 52 instituições e é o principal espaço de participação social dos atores que tem alguma forma de intervenção na unidade.

No início de 2013, após um amplo processo de participação, foi aprovado o Plano de Manejo da Unidade, onde está estabelecido, entre outras coisas, o seu zoneamento e seus principais programas de ação.