05/09/17

Aniversário da Apa de Guapi-Mirim

A Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim tem o prazer de convidá-lo (a) para o aniversário de 33 anos da nossa Unidade de Conservação, onde será promovido atividades de remada até o Iriri e retorno, multirão para retirada de lixo das praias e rios,conversa com o diretor do filme " Mar urbano", estandes de entidades parceiras,oficinas de bambu e vendas de produtos locais.

Data: 23 de setembro de 2017
Horário: 9h às 12h
Local: Praia da Piedade,Magé.

04/01/17

Unidades de Conservação localizadas na Baía de Guanabara, APA de Guapi-Mirim e ESEC da Guanabara divulgam censo de animais

          Desde o ano de 2008, um amplo programa de monitoramento ambiental vem diagnosticando os atributos ambientais da área mais preservada da Baía de Guanabara, desde água subterrânea até análises meteorológicas, passando pela qualidade dos rios e biodiversidade existente. Este monitoramento vem revelando a extrema importância da conservação ambiental deste pedaço da Baía de Guanabara ainda desconhecido por muitos.

          Os estudos revelaram a existência de 242 espécies de aves, 167 espécies de peixes (sendo 81 marinhos e 86 fluviais), 34 espécies de répteis e 32 espécies de mamíferos, que habitam o mangue, as florestas alagadas, os rios e o mar fundo da Baía de Guanabara.

          Deste censo merecem evidência o boto-cinza, espécie mais ameaçada, com pouco mais de 30 animais restantes, em vista de extinção local, o gato mourisco (espécie de felino de pequeno porte), a lontra e uma diversidade imensa de aves, algumas em risco de extinção, como o pato-do-mato, a biguatinga e outras espécies migratórias do hemisfério norte, tais como trinta-reis-de-bando e trinta-reis-real.

          A biodiversidade aquática também merece destaque. Estima-se que mais de 2.000 famílias vivam diretamente da pesca existente na Baía de Guanabara nos dias de hoje. Grande parte dos peixes e crustáceos de valor comercial, tais como tainhas, corvinas, robalos, camarão, siri e caranguejo, são encontrados neste espaço da Baía de Guanabara, que por muitos já é conhecido como a Arca de Noé, onde, um dia, com a Baía de Guanabara despoluída, toda sua biodiversidade renascerá.

04/01/17

FISCALIZAÇÃO APREENDE CERCA DE 2 MIL CARANGUEJOS EM PERÍODO DE DEFESO

          Uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais do Meio Ambiente de Magé, Guapimirim e Niterói, a APA de Guapi-Mirim e o Batalhão Florestal da PEMERJ, apreendeu cerca de 2 mil caranguejos-uçá. A ação foi a primeira do período de defeso da espécie, que compreende os meses de outubro e novembro, para macho e fêmea, e dezembro apenas para a fêmea.

          As vistorias são realizadas semanalmente por vias aquáticas e terrestres. Nos primeiros cinco dias de fiscalização houve apreensão nos rios Guapimirim, Guaraí, Carecibu, na Praia de Piedade e em feiras, mercados de peixe e rodovias. Não houve aplicabilidade de multas nem detenções devido à evasão dos infratores.

          De acordo com o analista ambiental e agente de fiscalização da APA, Zuth Coelho, há dificuldades para aplicação das penalidades. "As pessoas fogem ao perceber a presença da fiscalização, deixando o produto exposto no local. Isso dificulta a identificação dos responsáveis pela captura, comercialização ou transporte dos caranguejos", explica o fiscal. Segundo ele, o período de defeso é importante para a preservação da espécie, tanto para a manutenção dos manguezais e equilíbrio do ecossistema, como para as famílias que dependem dessa prática para se manter. "Fazemos um trabalho de conscientização com divulgação do período de defeso. As pessoas tem acesso à informação. Além disso, as famílias que dependem da captura do caranguejo recebem um seguro para seu sustento enquanto a prática é proibida", contou Zuth.

          A legislação se aplica apenas para o defeso, mas o período de "andada" também garante a preservação dessa espécie. Por esse motivo, a Unidade de Conservação coíbe a prática de captura nessa fase, para assegurar o acasalamento e desova das larvas.

          Com a intensificação das fiscalizações no período de defeso, a quantidade de apreensões vem diminuindo com o passar dos anos e, por essa razão, os próprios caranguejeiros relatam que a quantidade do crustáceo tem aumentado no decorrer do ano.

SOLTURA: DE VOLTA AO HABITAT NATURAL

          Após a apreensão, os caranguejos são levados à Unidade de Conservação para contagem, limpeza e pesagem. Depois, são devolvidos aos manguezais, seu habitat natural. Mas, cerca de 20% da carga não resiste ao processo de captura e acaba sendo perdida.

FISCALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

          A APA de Guapi-Mirim/ESEC da Guanabara realiza diversas campanhas de conscientização, através da distribuição de banners, panfletos e publicações nas redes sociais. Conta com o programa de voluntariado, que desenvolve o projeto "APA das Escolas", para orientar professores e alunos sobre a importância do período de defeso. Principalmente os que estudam nas áreas mais próximas aos mangues, onde filhos e netos de pescadores ajudam a levar esse conhecimento para dentro de suas casas.

PERÍODO DE DEFESO

- Outubro e novembro: machos e fêmeas;

- Dezembro: fêmeas.

PERÍODO DE ANDADA

          Entende-se por "andada" o período reprodutivo em que os caranguejos saem de suas galerias e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de larvas, período em que a espécie está mais vulnerável.

23/09/15

Período de Defeso do caranguejo uçá

Em 1° de outubro inicia o período do defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e do Guaiamum (Cardisoma guanhumi):

  • De 1º de outubro até 30 de novembro - para fêmeas e machos do Uçá;
  • De 1º de outubro até 30 de dezembro - para fêmeas do Uçá;
  • De 1º de outubro até março - para ambos os sexos do Guaiamum.

No defeso fica PROIBIDO, a CAPTURA, a MANUTENÇÃO EM CATIVEIRO, o TRANSPORTE, o BENEFICIAMENTO, a INDUSTRIALIZAÇÃO, o ARMAZENAMENTO e a COMERCIALIZAÇÃO desta espécie.

Portaria IBAMA Nº 52/03
Portaria IBAMA N° 53/03

Qualquer informação de cata ou comercialização durante o defeso, solicitamos que entrem em contato conosco pelo telefone (21) 2633-0079 ou pelo facebook

Esse período é muito importante para a reprodução das espécies, evitando dessa forma a sua extinção!

Denuncie!!! Compartilhe!!!

 

Defeso Caranguejo APA Guapi-A6-page-001

11/08/15

Encaminhamento de DVD do Circuito Tela Verde

Prezado(a) Senhor(a),

Caso você seja um professor, parceiro, conselheiro ou escolas  que fazem parte dos Municípios que pertencem a APA de Guapi-Mirim ( Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Ilha de Paquetá), e foram contemplados pelo "Projeto APA de Guapi-Mirim nas Escolas", solicite o DVD com alguns vídeos da 6º Mostra Nacional de Produção Independente do Circuito Tela Verde, uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizada em parceria com a o Ministério da Cultura, e seja um espaço exibidor dos vídeos do Circuito.

06/08/15

Reflorestamente de Mata Ciliar na APA de Guapi-Mirim!

Reflorestamento de uma área de 1 hectare, às margens do Rio Guapimirim, próximo à sede da APA de Guapi-Mirim. A atividade é aberta a todos que se interessarem e quiserem participar.

Dias 12/08 e 19/08; com horários de 9h às 12h e de 13h às 16h.

06/08/15

Rejeito de mineradora vaza e atinge APA de Guapimirim - O Globo, 04/08/15 06:00

Um dos poucos rios de águas cristalinas que desembocam na Baía de Guanabara sofreu um duro golpe, que coloca em risco espécies como robalo e camarão. O Roncador, que nasce em Magé e passa por um bosque de manguezais na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, está tomado por rejeitos de cor branca desde a última quinta-feira. Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) detectaram que o vazamento ocorreu na mineradora Jacundá Ltda., cuja licença de operação foi concedida pelo próprio órgão em novembro de 2014.

29/07/15

Área de Proteção Ambiental Guapi-Mirim, caso bem-sucedido de integração com uso sustentável

A Área de Proteção Ambiental (APA) Guapi-mirim foi criada em 1984 como a primeira unidade de conservação do país voltada para a preservação de um manguezal. Fica no estado do Rio de Janeiro e abrange os municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo. (Marcio Isensee e Sá  - 28/07/15 - O Eco)

22/01/15

MMA E ICMBIO DIVULGAM NOVAS LISTAS DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

Ao todo, 170 espécies da fauna saíram da lista de animais ameaçados de extinção.

16/10/14

Aniversário de 30 anos da APA de Guapi-Mirim

A Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim tem o prazer de convidá-lo (a) para o aniversário de 30 anos da nossa Unidade de Conservação. Clique no título e saiba mais.