Comemoração de 29 anos da APA Guapimirim.

 No final de setembro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a organização não governamental SOS Mata Atlântica, realizou uma ação de plantio e manutenção de mudas na mata ciliar na Área de Proteção Ambiental (APA) Guapimirim, Unidade de Conservação (UC) federal localizada no Rio de Janeiro.

Aproximadamente 100 voluntários participaram da iniciativa e plantaram 150 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica como, por exemplo, pitangueiras, goiabeiras, ingazeiros e pau-ferros. Antes do início dos trabalhos em campo, os gestores do ICMBio fizeram uma apresentação para explicar a importância da preservação da região.

Na ocasião, o ICMBio convidou artesãos locais para expor seus produtos feitos com o lixo encontrado no mangue. Dentre os produtos expostos, havia uma mesa feita de aros de bicicleta, um aquário com restos de uma cafeteira (o "cafequário"), botas-vasos e mesas de pneus.

APA Guapimirim

Gerida pelo ICMBio, a unidade de conservação foi criada em 1984 como resultado de um movimento da sociedade civil organizada e de pesquisadores. O objetivo da APA é proteger os remanescentes de manguezais situados na Baía de Guanabara, assegurando a sobrevivência de populações tradicionais que vivem dos recursos naturais. Localizada na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, a APA abrange os municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo.

Fonte:
ICMBio