Turnê "Música e Sustentabilidade Numa Só Nota", do cantor Lenine, visita APA de Guapi-Mirim.

 A turnê "Música e Sustentabilidade Numa Só Nota", reúne música e compromisso social e ambiental. "Gosto de acreditar que minha música vai além do que meramente canto" – explicou o autor de sucessos como "Jack Sou Brasileiro" e "Hoje Que Quero Sair Só".
O ciclo de atividades tem como foco principal reunir projetos patrocinados para trocar experiências e informações entre os projetos visitados. A proposta inclui a visita do cantor e compositor aos projetos, e tem como objetivo ampliar a conscientização sobre cidadania e o conhecimento de práticas e tecnologias sustentáveis nas regiões a qual ele atende.

A visita teve como objetivo conhecer o projeto de recuperação de 8,7 ha de manguezal, promovido pela ONG Guardiões do Mar.

DSC03034

Lenine chegou por volta de 10h40min, e interagiu muito bem com todos os servidores das UCs. Tomou café, tirou fotos, conversou, assinou o livro de visitantes e logo se dirigiu a uma rápida palestra junto com todos os convidados do projeto. Na palestra, a analista ambiental Juliana Fukuda, apresentou a APA Guapi-Mirim e a Estação Ecológica da Guanabara, falou da importância do ecossistema de manguezal e explicou a importância da recuperação de áreas que foram degradadas no passado: "Através de diversas iniciativas, temos quase 90 ha de áreas já recuperadas ou em recuperação. Enquanto o Brasil amarga dados anuais de desmatamento, aqui nós podemos nos orgulhar de apresentar o contrário". Além disso, ela reforçou a importância dessas iniciativas para a geração de emprego para as comunidades locais, aliando conservação ambiental e geração de renda.

DSC03024


Após a palestra, os visitantes desceram o Rio Guaraí e puderam conhecer de perto a área que vem sendo recuperada há um ano pela ONG Guardiões do Mar, em parceria com a Cooperativa Manguezal Fluminense. Feliz por ver a área cheia de pequenas árvores em pleno desenvolvimento, Lenine plantou duas mudas de mangue branco. A pedido do ICMBio, ele gravou um vídeo sobre a importância de se conservar os manguezais – disponível em http://www.youtube.com/watch?v=v1OfS8C4Zxo&feature=youtu.be

Rafael Guimarães e Juliana Cristina Fukuda
Fotos: Acervo da APA de Guapi-Mirim e da ESEC da Guanabara