FISCALIZAÇÃO APREENDE CERCA DE 2 MIL CARANGUEJOS EM PERÍODO DE DEFESO

          Uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais do Meio Ambiente de Magé, Guapimirim e Niterói, a APA de Guapi-Mirim e o Batalhão Florestal da PEMERJ, apreendeu cerca de 2 mil caranguejos-uçá. A ação foi a primeira do período de defeso da espécie, que compreende os meses de outubro e novembro, para macho e fêmea, e dezembro apenas para a fêmea.

          As vistorias são realizadas semanalmente por vias aquáticas e terrestres. Nos primeiros cinco dias de fiscalização houve apreensão nos rios Guapimirim, Guaraí, Carecibu, na Praia de Piedade e em feiras, mercados de peixe e rodovias. Não houve aplicabilidade de multas nem detenções devido à evasão dos infratores.

          De acordo com o analista ambiental e agente de fiscalização da APA, Zuth Coelho, há dificuldades para aplicação das penalidades. "As pessoas fogem ao perceber a presença da fiscalização, deixando o produto exposto no local. Isso dificulta a identificação dos responsáveis pela captura, comercialização ou transporte dos caranguejos", explica o fiscal. Segundo ele, o período de defeso é importante para a preservação da espécie, tanto para a manutenção dos manguezais e equilíbrio do ecossistema, como para as famílias que dependem dessa prática para se manter. "Fazemos um trabalho de conscientização com divulgação do período de defeso. As pessoas tem acesso à informação. Além disso, as famílias que dependem da captura do caranguejo recebem um seguro para seu sustento enquanto a prática é proibida", contou Zuth.

          A legislação se aplica apenas para o defeso, mas o período de "andada" também garante a preservação dessa espécie. Por esse motivo, a Unidade de Conservação coíbe a prática de captura nessa fase, para assegurar o acasalamento e desova das larvas.

          Com a intensificação das fiscalizações no período de defeso, a quantidade de apreensões vem diminuindo com o passar dos anos e, por essa razão, os próprios caranguejeiros relatam que a quantidade do crustáceo tem aumentado no decorrer do ano.

SOLTURA: DE VOLTA AO HABITAT NATURAL

          Após a apreensão, os caranguejos são levados à Unidade de Conservação para contagem, limpeza e pesagem. Depois, são devolvidos aos manguezais, seu habitat natural. Mas, cerca de 20% da carga não resiste ao processo de captura e acaba sendo perdida.

FISCALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

          A APA de Guapi-Mirim/ESEC da Guanabara realiza diversas campanhas de conscientização, através da distribuição de banners, panfletos e publicações nas redes sociais. Conta com o programa de voluntariado, que desenvolve o projeto "APA das Escolas", para orientar professores e alunos sobre a importância do período de defeso. Principalmente os que estudam nas áreas mais próximas aos mangues, onde filhos e netos de pescadores ajudam a levar esse conhecimento para dentro de suas casas.

PERÍODO DE DEFESO

- Outubro e novembro: machos e fêmeas;

- Dezembro: fêmeas.

PERÍODO DE ANDADA

          Entende-se por "andada" o período reprodutivo em que os caranguejos saem de suas galerias e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de larvas, período em que a espécie está mais vulnerável.