Assinado acordo que promoverá cursos gratuitos relacionados ao território da APA de Cairuçu

Paraty/RJ (3/8/2017) - Aconteceu nesta quinta-feira (3) a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu (ICMBio), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a prefeitura de Paraty, que estabelece ampla parceria para a realização de um programa de educação profissional direcionado à população de baixa renda no munícipio. Os cursos serão de Formação Inicial e Continuada (FIC), com qualificação profissional certificada pelo IFRJ e devem priorizar temas relacionados à gestão ambiental.

ACT-APA-cairucu IFRJ Prefeitura-2017 Flavio PaimA parceria foi construída a partir de reuniões do conselho gestor da APA de Cairuçu (Conapa) no início de 2016, quando a coordenadora geral de programas e projetos da pró-reitoria de extensão do IFRJ, Rosangela Bezerra da Silva, expos a intenção do instituto de ensino em desenvolver um curso de extensão formador de agentes de manejo e gestão de águas no interior da APA. Após algumas reuniões, essa parceria foi formalizada por meio do acordo, que envolveu a prefeitura de Paraty, e dessa forma poderá contemplar cursos de temas diversos, de acordo com as necessidades da unidade de conservação e do município.

O acordo prevê ampla cooperação entre as instituições para a realização do programa educacional e estabelece uma série de atribuições que incluem desde a coordenação dos cursos até a disponibilidade de espaço físico e divulgação.

Tendo em vista a preocupação com a disponibilidade de água potável e manutenção da qualidade da água dos mananciais que compõem o território da APA, o primeiro curso será voltado para a gestão das águas e terá como base de estudos o Rio Carapitanga. "A ideia é permitir um debate mais aprofundado com a comunidade sobre a manutenção da qualidade da água e também monitorar o rio, que é a principal drenagem dentro da APA", explica a chefe da unidade, Lilian Hangae. Ao longo do curso, que terá entre 160 e 180 horas, serão coletadas amostras de água para avaliação de diferentes parâmetros.

"Queremos ir além da questão técnica e aproveitar o ambiente educacional para ampliar o relacionamento entre a comunidade e a APA de Cairuçu, promovendo consciência e participação", conclui a chefe. Este é apenas o primeiro curso, previsto para o primeiro semestre de 2018. O reitor-substituto do IFRJ, Miguel Terra, mencionou a possibilidade de ministrar outros cursos em Paraty, a partir da experiência inicial do curso FIC em Manejo e Gestão da Água. Segundo o reitor-substituto, há a intenção de implementar no futuro um campus do instituto no município. O prefeito Carlos José Gama Miranda agradeceu a colaboração da APA de Cairuçu pela formalização da parceria institucional visando o aprimoramento educacional em Paraty.

A assinatura do acordo contou com a presença da chefe da APA, Lilian Hangae, do reitor-substituto Miguel Terra, da pró-reitora adjunta, Lourdes Masson, da coordenadora geral de programas e projetos da pró-reitoria de extensão, Rosangela Bezerra da Silva, do IFRJ, o prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, o vice-prefeito Luciano Vidal e o secretário de meio ambiente Fabrício Soares.

Talitha Pires 

Foto: Flávio Paim