Aprender plantando: iniciativa de voluntários da APA de Cairuçu promove visitas escolares à vitrine agroflorestal na sede, em Paraty/RJ

Paraty (22/9/2018) - Com objetivo proporcionar o contato com o meio ambiente, técnicas sustentáveis para cultivo de Aprender-plantando EMTaquarialimentos e a preservação da natureza, o programa de visitação da vitrine agroflorestal na sede da APA de Cairuçu recebeu alunos do quinto ano do ensino fundamental da escola municipal José Carlos Porto de Taquari, Paraty/RJ.

Ao chegarem, os alunos aprenderam os conceitos básicos sobre agroflorestas e agricultura sustentável, sua importância para a preservação da cobertura vegetal e para a geração de alimentos saudáveis. Em seguida, tiveram contato com o sistema agroflorestal implantado na APA, quando puderam plantar as sementes das frutas que consumiram durante o lanche.

"Queremos que as crianças aprendam a preservar as matas nativas plantando o próprio alimento", comentou Lilian Hangae, chefe da APA de Cairuçu. A iniciativa surgiu a partir da ação de voluntários, que preparam o terreno e organizam as visitas escolares. Cada grupo de visitantes é estimulado a plantar as sementes e a colher a produção, buscando entender como funciona o ciclo de renovação da terra e os cuidados necessários para se ter um alimento saudável. "Pretendemos receber alunos de diferentes idades, de escolas públicas e privadas. O envolvimento dos voluntários nos permite ampliar nossa capacidade de atendimento ao público e assim disseminar uma prática que estamos fomentando em parceria com as comunidades no território da APA", concluiu a chefe.

Aprender-plantando EMTaquari2-Carol BigoneA visita tem duração de quatro horas, inclui lanche e plantio de sementes e mudas. O programa é coordenado pela chefe e conduzido pela equipe de voluntários Diamam Sam Luz A. da Silva, Jeani M. de Oliveira e Caroline Vernillo Bigone.

Agendamento de visitas por email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Talitha Pires (analista ambiental - APA de Cairuçu)

Fotos: Caroline Vernillo Bigone (APA de Cairuçu)