CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES ABORDA O TEMA DO LIXO E CONSUMO CONSCIENTE EM PARATY -

PicinguabaProfessores da rede pública de ensino de Paratyparticiparam de um curso de educação ambiental sobre Lixo e Consumo Consciente, nos dias 19 e 20 de abril. O curso foi realizado na sede do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar de SP, tendo sido organizado pelo ICMBio, INEA e Prefeitura Municipal de Paraty, por meio do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, com apoio da Eletronuclear. A turma contou com 33 participantes de 11 escolas municipais, incluindo a participação de quatro catadores de materiais recicláveis que trabalham no Lixão da Boa Vista, em Paraty.

De acordo com Maristela Resendes, analista ambiental do ICMBio, “o objetivo geral do curso foi promover reflexões críticas sobre a sociedade de consumo e seus impactos negativos sobre o meio ambiente”. Foram apresentadas palestras sobre os impactos do lixo sobre a fauna, com a Dra. Roseana Fernandes do Grupo de Proteção Ambientl Kahfee (GPAK), e sobre lixo e consumo consciente, com Lucia Collaço do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Foram realizados debates e trabalhos em grupos com base no “Manual de Educação para o Consumo Sustentável” (MMA, 2005). Os participantes visitaram ainda o Lixão de Paraty e produziram uma exposição sobre consumo consciente, além de terem assistido ao filme “Lixo Extraordinário”.

Para Neuma Ramiro, do Departamento de Educação Ambiental do município, “as atividades e dinâmicas realizadas conseguiram sensibilizar os professores sobre a problemática do lixo, que começa com nossos hábitos de consumo, passa pela injustiça social e termina com a contaminação do meio ambiente.”

Segundo a equipe organizadora, espera-se que o curso tenha alcance indireto a aproximadamente 900 alunos da rede municipal. Os professores participantes foram incentivados a desenvolver trabalhos nas escolas, e apresentar os resultados em um encontro marcado para o final do ano letivo.

Um dos resultados já concretizados do curso foi a “Carta do Curso Lixo e Consumo Consciente 2012”, elaborada pelos participantes às autoridades competentes, solicitando providências urgentes para garantir condições dignas de moradia e trabalho para os catadores de materiais recicláveis do Lixão da Boa Vista.

Este foi o terceiro curso para professores realizado pelo grupo, composto por técnicas da APA Cairuçu, ESEC Tamoios e PARNA Serra da Bocaina – pelo ICMBio – e da RESEC Juatinga – pelo INEA –, além do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Paraty.

Veja abaixo o texto da “Carta do Curso Lixo e Consumo Consciente 2012” na íntegra:

____________________________________________________

Carta do Curso “Lixo e Consumo Consciente”,

20 de Abril de 2012

Destinatários: Prefeito Municipal de Paraty

Candidatos à Prefeitura de Paraty

Câmara de Vereadores de Paraty

ITERJ

INEA

Ministério Público Federal

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

Secretaria Estadual do Ambiente

Nós, cidadãos, servidores públicos, professores e catadores, signatários desta carta, estivemos hoje no Lixão da Boa Vista em Paraty/RJ, como parte das atividades do Curso: “Lixo e Consumo Consciente”, onde testemunhamos os seguintes problemas socioambientais que precisam ser tratados com prioridade pelas autoridades competentes:

  • Pessoas prestando um serviço essencial à sociedade – os catadores de materiais recicláveis – trabalhando e morando em condições desumanas.

  • A falta de um programa de coleta seletiva que amenize o problema do lixo no município.

  • A falta de um sistema de tratamento que reduza a contaminação dos recursos naturais na região.

 Sabemos que o Lixão da Boa Vista é objeto de Ação Civil Pública no âmbito da Justiça Federal, havendo Termo de Ajustamento de Conduta para sua remediação, retirada e recuperação ambiental da área. Igualmente, sabemos do projeto Paraty Recicla, elaborado pela SEDUMA – Prefeitura Municipal – o qual ainda não foi implementado. Esperamos que estas iniciativas sejam realizadas com sucesso, o que deve ocorrer a médio e longo prazo.

Entretanto, não podemos nos omitir frente à urgente necessidade de solução para o cenário de abandono e exclusão social dos catadores, razão pela qual solicitamos que todos os destinatários desta carta assumam responsabilidade de garantir, de forma imediata, condições dignas de habitação e trabalho para as 13 famílias que ali se encontram, cujos responsáveis hoje identificados seguem listados. A identificação formal dessas pessoas está em posse da Secretaria de Promoção Social e Meio Ambiente do município.

  1. Dedé

  2. Carlos Pelé

  3. Luiz Barriga

  4. Nenenzão

  5. Denize

  6. Camila

  7. Messias

  8. Maiza

  9. Marão

  10. Demir

  11. Nivaldo

  12. Vicente

  13. Negão

 Os signatários estão identificados na página seguinte.*

 ________________________________________________________

*Documento original assinado pelos participantes e organizadores do curso.