QUIOSQUES IRREGULARES SÃO DEMOLIDOS EM TRINDADE

foto demolição do quiosque em Trindade 09-02-12

Uma decisão judicial ordenou a demolição de dois bares instalados de maneira irregular na Praia do Meio, em Trindade, Paraty-RJ.Uma decisão judicial ordenou a demolição de dois bares instalados de maneira irregular na Paria do Meio, em Trindade, Paraty-RJ. A administração do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) subsidiou tecnicamente a decisão, que foi executada pelos fiscais do ICMBio, em conjunto com agentes da Polícia Federal, Polícia Militar do RJ e do INEA. 

O Parque Nacional da Serra da Bocaina é o segundo maior do país na Mata Atlântica, abrigando importantes atrativos turísticos que vão desde as geadas nos mais de 2000 m de altitude das serras paulistas, até as praias cercadas de florestas na orla de Paraty, com caminhos coloniais a ligarem esses extremos.

Nos últimos quatro anos, o ICMBio – órgão responsável pelas unidades de conservação federais brasileiras - vem dedicando atenção especial à consolidação do PNSB. A administração do parque vem mantendo presença regular aos feriados nas Praias da Trindade, visando ordenar o turismo na região, proporcionando ao visitante uma experiência mais adequada àqueles que procuram praias protegidas virgens e contato com a natureza preservada.

Em paralelo às ações de controle e fiscalização, a equipe do Parque Nacional da Serra da Bocaina vem buscando a integração com a comunidade local, promovendo a capacitação dos moradores para uma melhor prestação de serviços turísticos, visando melhorar a renda e a própria qualidade de vida no local.

Trindade vem sofrendo atualmente com o aumento desenfreado do turismo, que foi intensificado a partir do ano 2006, em virtude da pavimentação dos acessos à região e da eletrificação da vila. Além de problemas como excesso de lixo, engarrafamentos e falta de estacionamento, as praias tiveram suas areias invadidas por diversos bares irregulares num claro processo de privatização de áreas comuns.

Uma das principais ações do ICMBio, amplamente discutida com a comunidade desde o início, é a que procura restabelecer as praias do Meio e do Cachadaço como áreas protegidas de domínio público, obrigações da unidade de conservação.

De acordo com Francisco Livino, chefe do PNSB, “hoje em dia, com o aumento do número de turistas no interior do Parque, temos recebido queixas de que alguns donos de estabelecimentos nas praias cobravam meramente pelo direito de sentar às mesas.”

A ação de demolição dos bares promovida pelo poder público é o segundo avanço da lei na área, onde anteriormente três estabelecimentos já haviam sido retirados pelos próprios responsáveis, também por decisão judicial. Para os gestores públicos envolvidos no processo, essas demolições representam mais um definitivo passo no resgate do Parque Nacional da Serra da Bocaina, visando à conservação ambiental e a oferta de um turismo sustentável e de qualidade.