Capacitação de professores resulta em Exposição sobre Mata Atlântica e Unidades de Conservação de Paraty

desfile

A escola Pequenina Calixto sediou, na sexta-feira 25/11/11, um encontro dos professores que participaram do curso “Um novo olhar sobre as Unidades de Conservação de Paraty”, realizado em agosto deste ano pelo trabalho integrado das Unidades de Conservação – UCs - locais (ESEC Tamoios, APA Cairuçu, Parque Nacional da Bocaina e Reserva Ecológica da Juatinga) com o Departamento de Educação Ambiental - DEA- pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Paraty.

De acordo com a Professora Neuma Ramiro, coordenadora do DEA, “o objetivo do encontro foi a apresentação, pelos professores de diversas escolas municipais, dos trabalhos desenvolvidos com seus alunos após o curso”. Os resultados dos trabalhos formaram uma bela exposição sobre a mata atlântica e as unidades de conservação de Paraty.

A abertura da exposição contou com o desfile de moda dos alunos da escola do Quilombo do Campinho, com roupas produzidas a partir de materiais recicláveis, como filtros de café, caixas de leite, Cds, tampas de refrigerante e fitas de vídeo e cassete. Orientados por seus professores, os alunos produziram painéis, mapas de papel marchê, pinturas, desenhos, redações, mosaicos e até um jogo de tabuleiro educativo contendo informações sobre o turismo consciente nas unidades de conservação.

Para Silvia Peixoto, analista ambiental da ESEC Tamoios, coordenadora do projeto,“a qualidade dos trabalhos apresentados indica que o curso de capacitação de professores atingiu seus objetivos de estimular e qualificar as atividades de educação ambiental em sala de aula, além de ter iniciado o processo de reflexão sobre a importância das áreas protegidas de Paraty”.