IBRAM APRESENTA EXPOSIÇÃO SOBRE A APA CAIRUÇU NO MUSEU DO FORTE

EXPOSIÇÃO IBRAM JUN 2012 11O museu do Forte de Paraty está com uma exposição temporária sobre a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu e outras unidades de conservação da região.

A exposição foi organizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus – com painéis sobre a APA Cairuçu, o Parque Nacional da Serra da Bocaina, além de imagem de satélite do município de Paraty com suas áreas protegidas e uma maquete da área continental da APA.

De acordo com Isabela Marques Leite de Souza, Museóloga do Museu Forte Defensor Perpétuo, “a ideia da montagem da exposição sobre as unidades de conservação se deu por conta da comemoração da 10ª Semana de Museus, que teve como tema Museus em um mundo em transformação - novos desafios, novas inspirações. A ideia de olharmos para nosso patrimônio cultural e natural e vermos em qual ambiente estamos inseridos e qual a perspectiva de desenvolvimento e de preservação desse patrimônio para o futuro.” Segundo Isabela, a exposição também está fazendo parte do roteiro cultural dos museus do IBRAM para a Rio+20.

Para Renata Brasileiro, analista ambiental responsável pela comunicação social da APA Cairuçu, a exposição é uma oportunidade de apresentar à população os objetivos das unidades de conservação e esclarecer sobre os benefícios que elas trazem para a região, como a beleza das paisagens e a qualidade ambiental.

A exposição estará aberta ao público no Museu Museu Forte Defensor Perpétuo de Paraty até dia 30 de julho de 2012, com exceção para os dias 3 a 5 de julho. O Museu Funciona de terça a sexta das 09:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00. Aos sábados e domingos das 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 h. Às terças-feiras e aos domingos a entrada é franca. Nos demais dias o valor do ingresso é R$ 2,00. Agendamentos e outras informações podem ser obtidas através do telefone (24) 3373-1030.