APA CAIRUÇU INCENTIVA COMUNIDADE PARATIENSE A CRIAR SEU JARDIM BOTÂNICO

DSC08582Moradores de Paraty estão se organizando para tirar do papel o projeto do Jardim Botânico da cidade, lançado em 2005 no bairro Portal das Artes, no terreno junto à sede a APA Cairuçu/ICMBio.

O terreno é uma área pública do loteamento do bairro, originalmente destinada à recreação e estruturas institucionais. Ao longo dos anos, os gestores do antigo IBAMA – hoje ICMBio – que ocupam a área participaram da elaboração de um projeto de Jardim Botânico para o local, tendo plantado diversas espécies da Mata Atlântica e de outros biomas nacionais, com mudas doadas pela Flora Paraty e pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Para se tornar um Jardim Botânico, em primeiro lugar é preciso regularizar a destinação da área para esse fim, junto à Prefeitura Municipal de Paraty. Em seguida, deve ser criada uma entidade para a gestão do Jardim Botânico – como uma associação, fundação ou OSCIP, por exemplo – e somente então buscar a certificação, conferida pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro segundo o atendimento a critérios técnicos.

Incentivados pela atual gestão da APA Cairuçu, os moradores vem se reunindo com o objetivo de retomar e tirar do papel o projeto de implantação do Jardim Botânico de Paraty. Atualmente, a área já dispõe de trilhas por entre as diversas coleções florestais que foram cultivadas ao longo dos anos. A equipe da APA Cairuçu recebe escolas e visitantes no local, promovendo trabalhos de educação ambiental ao ar livre.

A ideia é que a comunidade se aproprie desse projeto e assuma a gestão da área, já que atualmente não é competência institucional do ICMBio administrar Jardins Botânicos. Com este objetivo, os moradores criaram a "Comissão Pró Jardim Botânico de Paraty", que vem se reunindo periodicamente no Auditório da APA Cairuçu.

Para sensibilizar a sociedade sobre a existência do projeto do Jardim Botânico de Paraty e seus potenciais benefícios para a cidade, a comissão decidiu realizar um passeio ciclístico integrado à "Ação de Primavera", um evento apartidário que promoverá um conjunto de atividades, jogos, shows e oficinas em Paraty nos dias 21, 22 e 23 de setembro, para comemorar a chegada da nova estação.

Ação de PromaveraNo sábado dia 22/09/2012, ocorrerá um passeio ciclístico do Centro Histórico até o Jardim Botânico, onde haverá a apresentação do projeto à sociedade, além de caminhada nas trilhas e o plantio simbólico de árvores da Mata Atlântica. O evento está programado para ocorrer de 10h ao meio dia.