Avaliação do Estado de Conservação das Espécies

Lepidoptera

Até o momento foram feitas as avaliações completas de 190 espécies, sendo que 88 destas foram validadas em oficina com especialistas no uso dos critérios da IUCN.
Avaliação Expedita:

Etapa de validação:

- Borboletas avaliadas em 1º de março de 2011 com fichas completas:
Nº de espécies já validadas: 88.
Nº de espécies a serem submetidas para validação: 100.

Etapa de avaliação:

- Sphingidae (Lepidoptera): A Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Sphingidae (Lepidoptera) ocorreu no período de 11 a 15 de agosto de 2014. A oficina contou com 5 especialistas e demais colaboradores. Foram avaliadas 182 espécies de Sphingidae com ocorrência no Brasil, tendo sido indicadas 3 espécies como Criticamente em Perigo (CR), uma espécie em perigo (EN), duas espécies na categoria Vulnerável (VU), 12 espécies com Dados Insuficientes (DD), 162 espécies indicadas como Menos Preocupante (LC) e duas espécies cuja avaliação foi Não Aplicável (NA). As categorias indicadas serão validadas na Oficina de Validação da Avaliação de Espécies Ameaçadas, que ocorrerá no período de 24 a 28 de novembro de 2014 em Natal-RN.

Coordenador de táxon: Amabílio José Aires de Camargo

Ponto focal: Danilo do Carmo Vieira Correa


- Borboletas: 250 espécies indicadas pela avaliação expedita para serem avaliadas quanto ao risco de extinção. Previsto para 3º trimestre de 2013.

Coordenador de táxon: André Victor Lucci Freitas/UNICAMP

Ponto focal: Onildo J. Marini Filho/CECAT

 

Oligochaeta

Até o momento foram feitas as avaliações completas de três espécies de minhocas: Rhinodrilus alatus, Rhinodrilus fafner, Fimoscolex sporadochaetus. Estas foram validadas em oficina com especialistas no uso dos critérios da IUCN.

Foram avaliadas 220 espécies de Oligochaeta de forma expedita resultando na indicação de 37 espécies para avaliação detalhada, 112 espécies como sendo de menor preocupação (LC) e outras 70 como dados deficientes (DD).

Coordenador de táxon: George Gardner Brown/Embrapa Florestas

Ponto focal: Onildo J. Marini Filho/CECAT

Hymenoptera: Apoidea

As avaliações de abelhas serão iniciadas com a subtribo Meliponina (207 espécies). A oficina de avaliação está prevista para Outubro de 2014.
Coordenador de táxon: Fernando Amaral da Silveira (UFMG)

Avaliadores: Gabriel Mello (UFPR), Lucio Campos (UFV), Silvia Pedro (USP)

Ponto focal: Onildo J. Marini Filho (CECAT)

Representante da COABIO: Drielle Martins