CBC PRODUZ VÍDEO INSTRUCIONAL DO PROGRAMA MONITORA

O monitoramento da biodiversidade é uma ferramenta importante para a gestão de áreas protegidas, e os dados obtidos através desta ferramenta permitem a detecção, antecipação e resolução de problemas. Monitorar a biodiversidade permite avaliar as respostas de populações ou ecossistemas às práticas de conservação e aos impactos de fatores externos, tais como perda de habitat e mudanças climáticas.

Um programa de monitoramento da biodiversidade foi idealizado pelo ICMBio em 2007 , sendo instituído formalmente em 2017 e chamado de Programa Monitora. O objetivo deste programa é o compartilhamento de informações sobre as questões ambientais entre pesquisadores, gestores de áreas protegidas e a comunidade. Este programa conta com a produção de vídeos instrucionais para monitores.

Dando sequência à produção de vídeos instrucionais do Programa de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio, o CBC iniciou, no dia 11 de junho, a produção de um vídeo com procedimentos de campo para implementação do protocolo de monitoramento de plantas em ambientes campestres e savânicos. "O objetivo do vídeo é demonstrar de maneira prática a implementação do protocolo, visando facilitar o entendimento dos procedimentos pelos monitores", explica o Analista Ambiental Danilo Correa. Será o terceiro vídeo instrucional do Programa Monitora produzido pelo Centro de Pesquisa e integrará o programa de capacitação do componente campestre savânico.

Colaboram com a produção do vídeo o Analista Ambiental Alexandre Sampaio, as bolsistas Barbara Thomspon e Julia Borges, todos do CBC, e a Analista Ambiental Keiko Pelizzaro do PARNA de Brasília.

Os programa Monitora possui um canal próprio na plataforma YouTube, que pode ser acessado pelo seguinte link.