SEMINÁRIO DIVERSIDADE DA FLORA DE CAVERNAS: SUBSÍDIOS PARA RESTAURAÇÅO E CONSERVAÇÃO

A presença de plantas na entrada de cavernas e em seus arredores é de grande relevância para a ecologia dos ecossistemas cavernícolas. O alimento necessário para a manutenção da vida no interior das cavernas é, em parte, suprido pela matéria orgânica produzida no seu entorno. Detritos vegetais disponíveis no solo da parte externa de cavernas são levados pelos cursos d'água para o seu interior, servindo de fonte de alimento para muitos invertebrados. A perda da vegetação nessas áreas pode levar ao aumento de escoamento de água e consequentemente aumentar a erosão, afetando tanto o ambiente da caverna quanto os organismos que habitam esses ecossistemas.

O microambiente cavernícola também parece governar o estabelecimento de algumas espécies raras e ameaçadas da flora. Há evidências de que determinadas espécies de cactáceas crescem e desenvolvem-se na entrada de cavernas, consistindo em um ambiente propício para a germinação de sementes e o estabelecimento de plântulas devido à temperatura e intensidade luminosa mais baixas, e a maior umidade do solo nessas localidades. Assim, alterações no microambiente específico das cavernas podem comprometer a manutenção e a persistência de populações de plantas raras e ameaçadas de extinção em seus ambientes naturais.

Estudos sobre plantas vasculares na entrada de cavernas também podem apoiar a hipótese de que os ecossistemas cavernícolas atuam como ecótonos (Moseley, 2009), onde diferentes comunidades ecológicas interagem, mantendo uma conexão de redes terrestres e subterrâneas. Assim, as plantas vasculares nessas localidades podem funcionar como importantes filtros biológicos, contribuindo para a manutenção dos ecossistemas de cavernas como um todo.

Desde os primeiros registros de plantas em ambientes de cavernas ocorridos no século XVIII, pouco se avançou no conhecimento da flora desses ambientes. Estudos recentes mostram que ainda são raras as informações sobre a diversidade da flora de ecossistemas cavernícolas no mundo. Essas, são focadas especialmente na Europa e na Ásia. No Brasil, são registradas aproximadamente 16.000 mil cavernas, porém somente cerca de 42 têm sido alvo de estudos de caracterização da flora, representando uma enorme lacuna no conhecimento da biodiversidade global desses ecossistemas.

Essa proposta de seminário é um dos produtos do Projeto Flora de Cavernas do Parque Nacional das Sempre-Vivas - PNSV, fruto de uma parceria estabelecida, em 2018, entre o CBC e o CECAV. Esse evento tem como objetivo contribuir para o entendimento de diversos aspectos da diversidade da flora de cavernas e, sobretudo, apontar ações para a realização de estudos futuros a fim de favorecer o aumento do conhecimento dos ecossistemas cavernícolas. Para isso, abordaremos os estudos recentes desenvolvidos na China e no Brasil, especialmente no PNSV. Trataremos, também, acerca de índices de conservação baseados na flora, relacionando-os a prioridades de proteção. Métodos de amostragem da flora adotados em algumas regiões serão apresentados e debatidos, na perspectiva de intensificar-se a identificação de espécies no interior das cavernas. Tipos de distúrbios antrópicos que ameaçam a comunidade vegetal dos ecossistemas de cavernas e suas implicações para sua recuperação serão também temas de discussão nesse evento.

 

 image.png