Destaques

Relatório Anual do Cecav 2020

O Cecav publicou nesta sexta feira, 05, seu relatório de atividades, referente ao ano de 2020. Confira.

Cecav relança a EspeleoInfo

Revista digital traz informações sobre as riquezas, descobertas e ações em prol da conservação das cavernas brasileiras

Anuário espeleológico brasileiro 2020

Documento técnico com os dados estatísticos do patrimônio espeleológico brasileiro.

 
 
 
  
 
 

empauta2

 

 CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS SOBRE O 1º PRÊMIO NACIONAL DE ESPELEOLOGIA

 

 


 

Histórias na Espeleologia

Clique aqui!

Brasília, 09 de julho de 2021.

 

Finalizando a série de oito episódios do canal do Youtube do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio), nesta sexta-feira (09) mais ¨Histórias na Espeleologia" irão ao ar. Os vídeos foram produzidos em comemoração ao Ano Internacional das Cavernas e do Carste, capitaneado pela União Internacional de Espeleologia – UIS e além disso, marcaram a estreia do Cecav na plataforma.

O oitavo vídeo traz os relatos do coordenador do Cecav, Jocy Brandão, além do espeleólogo e presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Lino e do professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGC/USP), Francisco William da Cruz (Chico Bill).

O Cecav agradece todos os inscritos e visitantes de seu canal, convida todos a assistirem ao último episódio e continuarem acompanhando as próximas produções audiovisuais, para que o conhecimento sobre as riquezas de nosso patrimônio espeleológico se amplie e se espalhe entre nossa sociedade.

 

Qual e a sua Historia3

Vídeo traz novos relatos de experiências vividas por quem trabalha em prol do patrimônio espeleológico

Clique aqui!

Brasília, 02 de julho de 2021.

 

Dando continuidade à série de vídeos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas, em comemoração ao Ano Internacional das Cavernas e do Carste, capitaneado pela União Internacional de Espeleologia – UIS, nesta sexta-feira (02), o canal do Cecav dá continuidade às "Histórias da espeleologia", com depoimentos de quem está por trás do trabalho em prol da conservação do patrimônio espeleológico brasileiro.

O sétimo vídeo tem como participantes o presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), Allan Calux, e o consultor ambiental do Terradentro, Luiz Beethoven Piló. Assistam, compartilhem e conheça mais um pouco dessa história cheia de grandes e memoráveis experiências.

 


 

Histórias na Espeleologia

https://youtu.be/yvpD-duNi9U

Brasília, 25 de junho de 2021.

Novo vídeo traz relatos e experiências de quem trabalha em prol do patrimônio espeleológico

Está no ar o novo episódio da série de vídeos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav) no Youtube. Nesta sexta - feira (25), o 6º vídeo dá início às "Histórias na Espeleologia" , onde aqueles que trabalham diariamente pela preservação desses patrimônios naturais subterrâneos relatam momentos que viveram na profissão e que para sempre ficarão marcados na memória.

No vídeo de hoje, os personagens que contam suas histórias são o professor do Centro de Estudos de Biologia Subterrânea da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Rodrigo Lopes Ferreira e o analista ambiental, responsável pela base do Cecav no Rio Grande do Norte, Diego de Medeiros Bento. O Cecav convida todos a assistirem e conhecerem um pouco mais desse trabalho, por meio desses relatos cheios de grandes experiências.

Canal Cecav

 


 

chamada pública para o financiamento de projetos de estudo e pesquisa sobre o patrimônio espeleológico

Supergrupo Açungui

Banner Edital Chamada

 

Brasília, 23 de junho de 2021.

Em atendimento ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica nº01/2021 firmado com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio), o Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais e a Margem Mineração convidam instituições a participarem do edital de chamada pública para o financiamento de projetos de estudo e pesquisa sobre o patrimônio espeleológico do Supergrupo Açungui. As propostas deverão ser enviadas até o dia 30 de julho de 2021.

Por meio deste edital, o Mater Natura disponibilizará a utilização de parte dos recursos de compensação espeleológica. Serão aceitas propostas de até R$ 92.000,00 (noventa e dois mil reais). Dúvidas e manifestações de interesse deverão ser encaminhadas para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para acessar o edital clique aqui.

 

 


 

História da conservação das cavernas no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=qVrzKC78vms

Brasília, 18 de junho de 2021.

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio) convida você a assistir o 5º episódio da série de vídeos em comemoração ao Ano Internacional das Cavernas e do Carste capitaneado pela União Internacional de Espeleologia - UIS.  O vídeo "História das cavernas no Brasil", disponibilizado no Youtube, traz o depoimento do espeleólogo e presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton F. Lino, que apresenta uma linha do tempo com fatos significativos relacionados ao patrimônio espeleológico brasileiro.

Clayton destaca que a constituição brasileira contemplou  as cavernas como bens da união. "Eu acho que essa foi talvez a maior contribuição que a gente pôde fazer no século XX para a questão não só da espeleologia, mas da conservação do patrimônio espeleológico no Brasil", comentou. Tanto a série especial, como outros vídeos relacionados à espeleologia podem ser assistidos no canal do Cecav.

Acesse, se inscreva e mergulhe nesse universo subterrâneo de conhecimento.

 


 

 


Leia mais

Base de dados

Cavidades do Brasil

Leia mais

Legislação espeleológica

Download

Leia mais

Revista brasileira de espeleologia

Leia mais

Comitê Técnico Consultivo IN 2/2009/MMA