Descrição/Fotografo

EspeleoInfo

Descrição/Fotografo

36º Congresso Brasileiro de Espeleologia

Espeleologia e licenciamento ambiental

Destaques

Relatório Anual do Cecav 2020

O Cecav publicou nesta sexta feira, 05, seu relatório de atividades, referente ao ano de 2020. Confira.

Cecav relança a EspeleoInfo

Revista digital traz informações sobre as riquezas, descobertas e ações em prol da conservação das cavernas brasileiras

Anuário espeleológico brasileiro 2020

Documento técnico com os dados estatísticos do patrimônio espeleológico brasileiro.

 

Patrimônios espeleológicos em pauta

1-A 2-A

I Workshop de Recuperação do Dano ao Patrimônio Espeleológico

Do dia 12 ao dia 16 de abril, a Superintendência de Projetos Prioritários (Supri), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad - MG) promoveu o I Workshop de Recuperação do Dano ao Patrimônio Espeleológico. A reunião teve como objetivo promover um debate sobre reparação ao dano de cavernas e do carste, em diferentes aspectos (meios físico, biótico e socioeconômico) e suas particularidades.

A mesa de abertura contou com a participação do coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio), Jocy Cruz, que tratou sobre o tema de Compensação Espeleológica, apresentando a situação atual de alguns dos projetos, coordenados pelo Centro de Pesquisa, relativo à execução da compensação pelos impactos negativos irreversíveis a cavidades naturais subterrâneas. O evento foi online, transmitido pelo Youtube, das 8 às 12 horas.

Além de Jocy Cruz, também participaram do workshop a bióloga e consultora, Flávia Peres, participou do workshop abordando o dano ao meio ambiente no âmbito do processo de licenciamento ambiental. Na sequência, o conceito de dano ao patrimônio espeleológico foi abordado pelo geógrafo e atual presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia, Allan Calux. Além disso, a bióloga, gestora ambiental na Semad/MG e representante do Grupo Interdisciplinar de Espeleologia (Grupe) do Sisema/MG, Mariana Yankous, tratou das dificuldades envolvidas na classificação dos impactos sobre cavidades naturais subterrâneas como reversíveis ou irreversíveis e suas consequências. Para ter acesso às palestras, acesse aqui.

 


Leia mais

Base de dados

Cavidades do Brasil

Leia mais

Legislação espeleológica

Download

Leia mais

Revista brasileira de espeleologia

Leia mais

Comitê Técnico Consultivo IN 2/2009/MMA