Destaques


Relatório Anual do Cecav 2021

O Cecav publicou seu relatório de atividades do ano de 2021. Confira!

O Relatório Anual do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav) acaba de ser publicado. O material traz as ações realizadas em 2021, que contaram com a participação e expertise de todos os servidores e colaboradores do centro de pesquisa, além da colaboração da comunidade científica, de Organizações não Governamentais, da sociedade civil e dos setores público e privado.

Entre as ações de 2021 relatadas está a parceria firmada com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e as inscrições para o I Prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le Bret. A premiação, que ocorrerá em abril de 2022, no 36º Congresso Brasileiro de Espeleologia, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento e publicação de pesquisas científicas, inventários e soluções técnicas direcionadas à conservação dos ecossistemas cavernícolas e espécies associadas, assim como auxiliar no manejo das unidades de conservação federais com este tipo de ambiente.

Além dos projetos contínuos desenvolvidos pelo Cecav, como o Inventário Anual do Patrimônio Espeleológico Brasileiro, o Relatório Anual destaca três novos projetos de pesquisa e conservação coordenados pelo centro, que se somam aos 63 projetos que continuam em execução no âmbito dos Termos de Compromisso de Compensação Espeleológica.

Também são trazidas informações acerca do início da execução do projeto "Ampliação da Pesquisa e Conservação do Patrimônio Espeleológico no Nordeste Brasileiro", que busca realizar inventários (atividades de prospecção espeleológica e validação) em áreas de reconhecido potencial espeleológico no Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Bahia, diagnosticando a situação do patrimônio espeleológico nestas regiões e orientando o uso turístico em cavernas no Parque Nacional da Furna Feia (RN) e Felipe Guerra (RN).

Assim como em 2021, o Cecav espera neste ano continuar avançando em muitas frentes de trabalho, contando com o apoio de toda a equipe e reforçando a missão de conservar o patrimônio espeleológico brasileiro. Para ter acesso a mais detalhes sobre essas e outras ações do Cecav no ano de 2020, acesse o Relatório de Gestão.

Relatorio Anual 2022 2

Clique para fazer o download do Relatório