Destaques


Prêmio Nacional de Espeleologia - Michel Le Bret

EVENTO DE LANÇAMENTO DIA 29 DE JULHO, ÀS 16:00 HS, NO CANAL YOUTUBE DO CECAV

Cecav e SBE se unem com o propósito de incentivar o desenvolvimento e publicação de pesquisas científicas, inventários e soluções técnicas direcionadas ao patrimônio espeleológico brasileiro

Para incentivar o desenvolvimento e publicação de pesquisas científicas, inventários e soluções técnicas direcionadas à conservação dos ecossistemas cavernícolas e espécies associadas, assim como auxiliar no manejo das unidades de conservação federais com esses ambientes, a partir do próximo dia 29/07, estudantes, pesquisadores, espeleólogos e profissionais, - poderão se inscrever e concorrer ao prêmio. As categorias da premiação serão definidas da seguinte forma: ampla concorrência, pós-graduando, jovem espeleólogo e seção técnica.

A premiação, que acontecerá em 21/04/2022, no 36º Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), dará aos vencedores o direito de ter seus artigos científicos publicados na Revista Brasileira de Espeleologia (RBEsp) ou na Revista Espeleo-Tema, além de uma quantia paga em dinheiro.

Michel Le Bret, fundador da Sociedade Brasileira de Espeleologia e que trouxe importantes contribuições para a espeleologia brasileira, é o homenageado no I Prêmio Nacional de Espeleologia. Ele não foi somente um espeleólogo. Foi um explorador, um aventureiro, um artista e um empreendedor. Sua marca, na espeleologia brasileira, deixou um legado de descobertas, desenhos e histórias.

O prêmio, a ser lançado em julho de 2021, pretende reconhecer e premiar trabalhos de maior relevância para a gestão e conservação do patrimônio espeleológico brasileiro. O prêmio é uma iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio) em parceria com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).


 Tema: Gestão do Patrimônio Espeleológico.

Objetivo do Prêmio: Incentivar o desenvolvimento e publicação de pesquisas científicas, inventários e soluções técnicas direcionadas para a conservação dos ecossistemas cavernícolas e espécies associadas, assim como auxiliar no manejo das Unidades de Conservação Federais com esses ambientes.

Idealização: Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Cavernas (Cecav) em parceria com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

Organizadora: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IAB

Cronograma:

Inscrição e submissão dos trabalhos (Prorrogado) 29/07/21 31/12/21
Análise da documentação e do cumprimento do disposto em regulamento (Alterado) 03/01/22 07/01/22
Instalação da comissão julgadora (Alterado) 03/01/22 07/01/22
Análise dos trabalhos da comissão julgadora (Alterado) 10/01/22 25/02/22
Divulgação dos Resultados (Alterado) 04/03/22 04/03/22
Realização da Premiação e entrega dos prêmios 21/04/22 21/04/22
Publicação da edição especial da RBEsp e da Espeleo-Tema 23/05/22 23/05/22

 

 

Categorias Prêmio


 Arquivos para download:

Ficha Resumo
Cronograma
Edital do I Prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le Bret
Formulário de Inscrição para a seção acadêmica
Formulário de Inscrição para a seção técnica
Declaração de aceitação dos termos do edital do I Prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le Bret.
Edital de Prorrogação das Inscrições do I Prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le Bret
Perguntas e respostas sobre o I Prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le Bret

 

Modelos para download:

Capa Pós-Graduação
Capa Graduação - Jovem Espeleólogo(a)
Capa Ampla Concorrência
Capa Seção Técnica
Normas para redação de Artigo científico e trabalho técnico

Os candidatos deverão imprimir, preencher e enviar o formulário de inscrição, a declaração de aceitação dos termos do edital, bem como, os respectivos anexos, no prazo determinado no cronograma do edital para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.