Repatriada, arara-azul-de-lear já está no Brasil

Ave apreendida na Argentina chegou nesta quarta. Após quarentena, irá para programa de reprodução em cativeiro. Espécie exclusiva da caatinga baiana corre risco de extinção

Brasília (05/04/2017) – Eram pouco mais de 9h desta quarta-feira (05) quando o avião da Aerolíneas Argentinas pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, trazendo um passageiro muito especial: uma arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), apreendida no país vizinho.

A ave, repatriada após acordo que envolveu o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ibama e embaixadas e ministérios do Meio Ambiente dos dois países, foi recebida pelo diretor do Departamento de Conservação e Manejo de Espécie do ministério brasileiro, Ugo Vercillo, e pelo superintendente do Ibama/SP, Murilo Rocha.

Ela foi entregue às autoridades brasileiras pelo diretor de Fauna Silvestre e Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente argentino, Santiago D´Alessio, que acompanhou todas as negociações e fez questão de participar do voo de volta para casa da arara-azul-de-lear.

"Essa repatriação é um marco. Ela demonstra o interesse e cooperação dos dois países para preservação e conservação da espécie", destacou o diretor, ao lembrar que o animal foi apreendido no bairro de Flores, em Buenos Aires, em 2007. Ela foi vítima do tráfico no Brasil.

Leia a metéria completa AQUI