Cemave celebra 40 anos no Avistar Brasil

 

Brasília (26/05/2017) – Para comemorar os seus 40 anos de existência e os 10 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto, escolheu o XII Encontro Brasileiro de Observação de Aves, o Avistar Brasil, realizado em São Paulo entre os dias 19 e 21, para apresentar os resultados do Projeto Ararinha na Natureza.

O projeto levou para o Avistar Damilys Oliveira, comunitária da região de Curaçá (BA) e voluntária do Cemave no Programa de Voluntariado do ICMBio, que apresentou a história sobre o reaparecimento de um indivíduo de ararinha-azul nas imediações de sua casa em junho de 2016. A região era habitat da ararinha, tida como extinta na natureza.

Ela registrou a ave em seu celular e o vídeo bombou no mundo todo. Isso porque a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) não é vista em ambiente natural desde 2000. Sua palestra intitulada "O reaparecimento da ararinha-azul: uma história de emoção, sobrevivência e muitos mistérios" levou ao auditório um grande número de pessoas para ouvir essa incrível e emocionante história.

Leia a matéria completa AQUI