Cemave avança na proteção das aves da Caatinga

Brasília (04/07/2017) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), que tem sede em Cabedelo (PB) e é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), promoveu oficina de elaboração do 2º Ciclo do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga, o PAN Aves da Caatinga.

Durante a oficina, foram revistos o objetivo geral, objetivos específicos, as ações e a composição do grupo de assessoramento técnico (GAT) do PAN. O objetivo geral ficou com a seguinte redação: "Reduzir a perda e alteração de ambientes naturais, a pressão de caça e do tráfico, visando a manutenção ou recuperação das populações e habitats das espécies alvo deste PAN, nos próximos cinco anos".

Além disso, foram definidos quatro objetivos específicos: redução da perda e alteração dos ambientes naturais (19 ações); manutenção e recuperação dos habitats das espécies alvo (21 ações); manutenção e incremento das populações das espécies alvo (21 ações); e redução das pressões de caça e do tráfico (17 ações). A matriz de planejamento teve 78 ações propostas, mas ainda será consolidada em uma rodada virtual entre os participantes.

A oficina ocorreu entre os dias 20 e 22 de junho na sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), outro centro especializado do ICMBio, que fica em Tamandaré, no litoral de Pernambuco.

Leia a matéria completa AQUI