if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
Brasília (07/11/2017) – Analistas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estiveram recentemente no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (PNMA), no litoral da Bahia. A visita teve como objetivo capacitar equipes locais no manuseio e coleta de dados biológicos de aves marinhas e subsidiar a elaboração de programa de monitoramento de aves na unidade de conservação.
Foram realizadas atividades de marcação e recaptura de aves marinhas e de capacitação da equipe do parque para a coleta de dados de biometria das aves com base nos protocolos utilizados pelo Cemave nas diversas unidades de conservação do ICMBio. As equipes também realizaram a contagem dos ninhos ativos de diversas espécies nas diferentes ilhas do arquipélago.
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é um importante berçário para diversas espécies de aves marinhas, com destaque para as fragatas (Fregata magnificens), atobás (Sula dactylatra e S. leucogaster), beneditos ou andorinha-do-mar-preta (Anous stolidus), além das espécies criticamente ameaçadas de extinção grazinas ou rabo-de-palha-do-bico-vermelho (Phaeton aethereus) e rabo-de-palha-do-bico-vermelho (P. lepturus). Abrolhos se destaca ainda por ter a maior colônia da grazina-de-bico-vermelho do Brasil.
Leia a matéria completa AQUI