if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
O projeto de reprodução da espécie começou a ganhar forma em 2012, com a criação do PAN (Plano Nacional de Conservação) do pato-mergulhão.
O Zooparque Itatiba registrou a primeira reprodução por meio natural de pato-mergulhão sob cuidados humanos no mundo. Quatro filhotes nasceram no dia 8 de julho, de ovos incubados pela primeira vez pelos próprios pais. O pato-mergulhão é uma das aves aquáticas mais raras e ameaçadas do mundo, com menos de 250 indivíduos na natureza. O Zooparque Itatiba é a única instituição no mundo que mantém essa espécie sob seus cuidados.
O nascimento destes filhotes representa mais uma conquista para o PAN Pato-Mergulhão, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com o apoio de diversas insituições parceiras como o Zooparque, que buscam a reprodução da espécie, que já ganhou título de símbolo das águas do Brasil.
O sucesso reprodutivo foi possível graças aos esforços da Associação Natureza do Futuro, que tem sua sede no Zooparque Itatiba e desenvolve ativamente projetos focados na conservação de espécies ameaçadas da fauna nacional. Seu objetivo principal é a conservação do pato-mergulhão, sendo este um dos mais importantes projetos de conservação de espécies ameaçadas do país.
Leia a matéria completa AQUI