if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
Especialistas planejaram ações que acontecerão nos próximos dois anos para salvar as aves rolinha-do-planalto e a choquinha-de-alagoas da iminente extinção.
Especialistas em conservação se reuniram durante quatro dias (19 a 22 de agosto) e criaram um plano de emergência para salvar duas espécies de aves brasileiras da iminente extinção, a rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis) e a choquinha-de-alagoas (Myrmotherula snowi). No mundo restam menos de 20 indivíduos de ambas espécies. O workshop, realizado em Foz do Iguaçu, reuniu 29 especialistas de 15 instituições renomadas do mundo inteiro, incluindo biólogos que trabalham diretamente com as duas espécies em campo, especialistas em reprodução sob cuidados humanos, pesquisadores e conservacionistas.
Eles já planejaram ações de emergência, com atividades dentro dos Planos de Ação Nacional para a Conservação das Espécies, explica Eduardo Barbosa, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres, do ICMBio. Os especialistas querem aumentar o conhecimento sobre as espécies e protegê-las em seu habitat natural. E como parte do plano, o grupo discutiu métodos para levar ovos com segurança aos cuidados humanos e criar uma grande população de aves dessas espécies para serem devolvidas à natureza. Simultaneamente, as equipes no campo trabalharão para reduzir as ameaças que causam o declínio das populações.
Segundo o biólogo Carl Jones, a criação sob cuidados humanos só deve ser considerada em circunstâncias muito particulares, mas quando a população de uma espécie está reduzida a tão poucas aves, ela precisa ser uma opção. Se técnicas adequadas puderem ser desenvolvidas para levar os ovos dessas espécies para o cuidado humano sem impactos negativos nas populações na natureza, elas serão mantidas em um local não revelado, no Brasil, garantindo sua segurança.
Veja a matéria completa AQUI.