Analistas publicam artigo sobre redescoberta em natureza do mutum-pinima

Os analistas ambientais Diego Mendes e Antônio Emanuel Barreto Alves de Sousa, do Cemave, são coautores do artigo "The rarest of the rare: rediscovery and status of the critically endangered Belem Curassow, Crax fasciolata pinima (Pelzeln, 1870)" – O mais raro dos raros: redescoberta e status do criticamente ameaçado, mutum-pinima, Crax fasciolata pinima (Pelzeln, 1870). O estudo foi publicado em setembro, na revista científica Papéis Avulsos de Zoologia, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

O artigo faz uma revisão na distribuição de ocorrência da subespécie registrando localidades históricas de avistamento, registros atuais documentados e áreas potenciais onde poderia haver registro do táxon. O estudo chama atenção para a importância da proteção e conservação da Reserva Biológica do Gurupi (MA) e de terras indígenas que compõem o mosaico do Gurupi, área de relevante interesse biogeográfico que reúne grande biodiversidade de flora e da fauna, exclusivas e únicas no mundo, fazendo parte do Centro de Endemismo Belém.

Mutum-pinima fotografado em câmera trap na Rebio do Gurupi. Foto: Acervo ICMBio

A publicação também fornece recomendações para proteger esta ave por meio de um programa de conservação que inclui encontrar novos indivíduos em áreas não amostradas (norte da BR-222), estimar o tamanho da população, aprimorar o conhecimento taxonômico e de história natural, capturar animais selvagens para iniciar programa de conservação ex situ e desenvolvimento de projeto de educação ambiental com as populações locais e indígenas.

O artigo pode ser acessado aqui.