Cemave promove ciclo de palestras virtuais sobre “Estimativas populacionais para conservação de aves brasileiras”

As palestras podem ser acessadas em nosso canal no YouTube.

Spinus yarrellii Autor Ciro Albano

Avaliar o estado de conservação de uma espécie consiste em analisar as melhores informações existentes para identificar os fatores que a ameaçam e classificá-la quanto ao risco de extinção. Essa classificação favorece a priorização das ações de conservação para aquelas espécies que de fato necessitam de intervenção imediata.

O processo de avaliação é contínuo, com revisão periódica das informações e da classificação de risco de cada espécie. Para aprimorá-lo, o Cemave mantém contato permanente com uma rede de especialistas que, em cada ciclo avaliativo, contribui com o fornecimento de informações qualificadas e atualizadas.

Neste sentido, visando incentivar o aumento dos estudos populacionais com aplicação direta na conservação das aves, o Cemave convidou alguns desses especialistas parceiros a ministrar uma palestra contemplando algum aspecto relacionado ao tema do evento, que tem como foco os diferentes métodos de estimativa populacional em pesquisa e conservação de aves silvestres.

As primeiras palestras virtuais foram as seguintes:

Banner Aleixo      Banner Pichorim

Alexandre Aleixo é Doutor em Zoologia pela Louisiana State University – EUA, curador das coleções ornitológica e de recursos genéticos do Finnish Museum of Natural History (LUOMUS) da Universidade de Helsinki (Finlândia).

Para assistir a palestra "Monitoramento de bandos mistos e espécies de aves de especial interesse para a conservação no projeto Juruti", proferida pelo Dr. Alexandre Aleixo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=RUekuoJKF3s

Mauro Pichorim é Doutor em Zoologia pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-Doutor em Ecologia de Populações pela Colorado State University - CSU, USA, e Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando nas áreas Zoologia de Vertebrados, Ecologia de Populações e Ornitologia.

Para assistir a palestra "Demografia de aves para monitoramento e manejo", proferida pelo Dr. Mauro Pichorim, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=OVnpk0-oJOc&t=70s

Outras palestras estão previstas e em breve disponibilizaremos os links para acesso. Acompanhe também pelo nosso Instagram (icmbio.cemave).