CEMAVE e colaboradores debatem ações para salvar aves da Mata Atlântica

Pesquisadores do Cemave e colaboradores se reuniram para avaliar o andamento das ações que são consideradas prioritárias para recuperação das populações de 104 espécies e subespécies de aves ameaçadas de desaparecerem na Mata Atlântica. Essa é a 4ª reunião de monitoria do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação das Aves da Mata Atlântica. O encontro foi realizado em ambiente virtual entre os dias 5 e 9 de outubro.

Na ocasião, especialistas em Mata Atlântica de todo o Brasil, incluindo representantes de instituições de ensino e pesquisas, ONGs, instituições de conservação ex-situ, além de órgãos federais e estaduais de meio ambiente, estiveram reunidos em ambiente virtual com intuito de revisar e acompanhar o desenvolvimento das diferentes ações entre os sete objetivos específicos inicialmente propostos para o PAN.

"A reunião foi muito importante para manter o engajamento dos colaboradores na implementação das ações do PAN. Este é um momento de avaliar e identificar os principais avanços na conservação das aves da Mata Atlântica", comenta Antonio Eduardo Araújo Barbosa, analista ambiental do Cemave e coordenador do PAN de Aves da Mata Atlântica. Segundo ele, o encontro também tem o propósito de realizar eventuais ajustes necessários para otimizar o cumprimento das metas dentro dos prazos estabelecidos.

Leia a matéria completa que foi publicada no Boletim ICMBio em Foco 579, AQUI.