if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) publicou, como co-autor, um artigo científico sobre a mortalidade causada por agressões intencionais no mar e por lesões causadas pelo manejo pós-captura de albatrozes e petréis, aves da ordem Procellariiformes. O trabalho foi divulgado no número de novembro da revista científica Biological Conservation e pode ser lido aqui.
O artigo foi escrito por várias mãos, com colaboração de cientistas de diversos países, ressaltando a importância da cooperação internacional para a conservação destas aves. Por suas características oceânicas e a sua interação fre - quente com embarcações em alto mar, a captura incidental na pesca industrial persiste sendo a principal ameaça aos albatrozes e petréis em todo o mundo. Por outro lado, pouco se sabe sobre a mortalidade causada por agressões intencionais no mar ou pelo manejo inadequado pós-captura, bem como por lesões relacionadas ao manuseio das aves a bordo, justamente a lacuna de conhecimento que o artigo busca preencher.
No estudo, são relatados quatro registros de pescadores do Sul do Brasil tentando reduzir a depredação de iscas em pescarias com vara e linha de mão, atingindo as aves com uma peça de metal presa a uma vara e linha. Também fo - ram compilados registros de pescadores que mutilaram aves capturadas vivas nas linhas (manejo agressivo). Foram relacionados eventos de morte intencional, nos quais 16 aves de quatro espécies (duas globalmente ameaçadas) foram registradas mortas ou feridas com traumatismo craniano, membros fraturados, feridas ou mutilação de bico.
Leia a matéria completa AQUI.