Ir direto para menu de acessibilidade.

Início do conteúdo da página

Biodiversidade do Mar do Leste

Escrito por Sandra Tavares | Publicado em 25-08-2021 | Visitas: 451

O Subprograma “Monitoramento da Biodiversidade Marinha associada à Pesca” é fruto de um amplo e histórico de trabalho de monitoramento da biodiversidade conduzido pelo CEPNOR, CEPENE, CEPSUL, TAMAR, CMA, CEMAVE e CNPT, em parceria com diversas instituições. Cada Centro tem regiões e / ou táxons sob maior atenção, por razões históricas e de escopo.


Desde o início de 2015, os esforços para a integração das ações de monitoramento dos centros sendo realizados, especialmente a partir das atividades do Projeto “Ação integrada para melhorar o estado de conservação das marinhas ameaçadas” (CNPq), posteriormente o ICMBio passado a desenvolver o Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar - um projeto do Governo Federal, criado e implementado em parceria com instituições e da sociedade civil, para promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira.


O projeto busca apoiar o estabelecimento, ampliação e implementação de um sistema globalmente significativo, representativo e eficaz de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil e identificar mecanismos para sua sustentabilidade financeira, a fim de reduzir a perda de biodiversidade marinha e costeira. Este sistema integra diferentes categorias de Unidades de Conservação (UCs) e outras medidas de conservação baseadas em área, sob diferentes estratégias de gestão.


O Centro Tamar é responsável pelas ações de monitoramento da biodiversidade marinha no Mar do Leste (ao sul de Salvador / BA até o Farol de São Tomé / RJ) e vem repartir as ações do Projeto GEF Mar no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, tendo como principal objetivo o monitoramento integrado da biodiversidade marinha e seus requisitos de conservação através do acompanhamento de desembarques pesqueiros e realização de embarques de observadores de bordo nas localidades e frotas monitoradas pelo Projeto; além de apoiar como Unidades de Conservação do sul da Bahia (Reservas Extrativistas Marinhas de Corumbau, de Cassurubá e de Canavieiras) também no monitoramento de desembarques pesqueiros realizados, mas diversas comunidades componentes das mesmas.

Como resultado do trabalho desenvolvido, o Centro TAMAR ICMBio elaborou banners informativos sobre resultados em cada município. Confira as informações na íntegra efetuando o download dos arquivos abaixo:

Banners para download:

Para efetuar o download dos banners, o usuário deve possuir o software 7-Zip ou WinRar instalado em seu computador.

BANNERS - FORMATO IMAGEM - PNG   

Vitória / ES

Vila Velha / ES

Guarapari / ES

Anchieta / ES

Piúma / ES

Itaipava / ES

Marataízes / ES

Farol de São Tomé / RJ

   

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página