Plano de Ação Nacional para Conservação das Tartarugas Marinhas
É tarefa do Centro Tamar coordenar a elaboração e implementação do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas, juntamente com a Fundação Pró-Tamar e com pesquisadores de universidades brasileiras especialistas no tema. Este documento técnico, válido por cinco anos, já está em processo de implantação de sua segunda edição, cujo ciclo vai de 2017-2022.
Os Planos de Ação Nacionais para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN) são políticas públicas pactuadas pelo ICMBio junto com a sociedade.
O PAN materializa as ações consideradas prioritárias para pesquisa, visando combater as ameaças que põem em risco as tartarugas marinhas que ocorrem no litoral brasileiro, bem como a manutenção desses ambientes naturais, detalhando as melhores estratégias para protegê-las.
Acesse a página no site do ICMBio que traz o Sumário Executivo do PAN Tartarugas Marinhas - 2o Ciclo (2017-2022); a Matriz de Planejamento; e o PAN Tartarugas Marinhas - 1o Ciclo (2010-2015), entre outros documentos, clicando aqui: