Ir direto para menu de acessibilidade.

Início do conteúdo da página

Quem Somos

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste - TAMAR é um dos Centros de Pesquisa e Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e fica sediado em Vitória, Espírito Santo (Portaria ICMBio no 554, de 22 de maio de 2020).

Tem como principais responsabilidades coordenar as avaliações do estado de conservação das tartarugas marinhas, elaboração e implementação do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação das Tartarugas Marinhas, que visa à conservação dessas espécies e dos ecossistemas costeiros e marinhos dos quais essas espécies dependem. A condução dessas estratégias se dá por meio de uma rede de instituições que trabalham com as cinco espécies de quelônios marinhos que ocorrem ao longo da costa brasileira, incluindo ações de pesquisa, monitoramento, conservação e educação ambiental.

Outra ação importante que fica a cargo do Tamar é o monitoramento da biodiversidade do bioma marinho costeiro no Mar do Leste brasileiro, compreendido entre Cabo Frio-RJ e Salvador-BA, com ênfase nos impactos de empreendimentos e demais atividades antrópicas. O Centro auxilia ainda no manejo e na criação de Unidades de Conservação federais por meio de estudos, monitoramentos e capacitação voltados para a conservação e para o uso sustentável da biodiversidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página