CEPENE Apóia a Discussão da Pesca Artesanal na APA Costa dos Corais

Encontro PESCA CEPENE APACC

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene/ICMBio), a Área de Proteção Ambiental (APA) das Costa dos Corais (AL/PE) e a Rede MangueMar, em Pernambusco, iniciaram em dezembro uma discussão sobre a pesca artesanal dentro da APA. O objetivo da oficina foi planejar o 1° Seminário da Pesca Artesanal da UC, previsto para março de 2015.

"Foram estabelecidas, na oficina, as estratégias para realização do Seminário e o cronograma de atividades", destacou Ribeiro analista ambiental do Cepene e secretário da Rede MangueMar em Pernambuco, que falou sobre o conceito e o papel da Rede, que é composta por vários atores sociais e pesquisadores, dentro os quais o próprio Centro de Pesquisa.

O analista ambiental Eduardo Almeida também fez uma breve apresentação da APA Costa dos Corais e seu Plano de Manejo, enfocando o zoneamento da UC e todos os pontos relevantes à atividade pesqueira. A articulação entre Cepene, APA e Rede MangueMar tem como objetivo promover a formação de capital social das comunidades pesqueiras artesanais inseridas em Unidades de Conservação, para empoderamento dessas comunidades nos conselhos gestores, além de promover práticas de pesca mais sustentáveis e condizentes com a atividade de uma Unidade de Conservação marinha.

Ainda em 2014, deverão ocorrer reuniões preparatórias nos municípios da APA para apresentar aos pescadores o que é a Área de Proteção Ambiental, seu Plano de Manejo, zoneamento, ações relativas ao setor e a programação do 1º Seminário sobre Pesca Artesanal da APA Costa dos Corais.