Consulta Porífera

CONSULTA PARA II CICLO PARA AVALIAÇÃO DO RISCO DE EXTINÇÃO DOS PORIFERA

 

Iara Sommer - sub2  Iara Sommer - sub  

G-Muricy  Arenosclera brasiliensis - G-Muciry 

 Maracajau-Muricy


Quais os motivos para conservar as esponjas?


As esponjas pertencem ao Filo Porifera e são organismos bentônicos sésseis aquáticos filtradores associados a ambientes marinhos, estuarinos ou água-doce. Seus corpos, em formatos tubulares, incrustantes, esféricos e arborescentes são repletos de poros, daí o nome Porifera e exibem diferentes colorações, do branco, preto, azul, roxo ao vermelho vivo.


As esponjas enriquecem nossos oceanos e rios com suas cores, graças a inúmeras propriedades biológicas associadas aos seus corpos. Servem de abrigo e alimento para outras espécies, como camarões, moluscos, tartarugas e peixes. Possuem um enorme valor para ciência evolutiva, visto que, são os primeiros organismos com organização multicelular que surgiram a aproximadamente um bilhão de anos atrás. Tem um elevado potencial farmacológico, pois delas são extraídos importantes compostos antivirais, antibióticos e antitumorais. Além de servirem de base para engenharias, como biomateriais espiculares modelos na produção de fibra ótica.


Por estas razões, diversos estudos científicos sobre as esponjas brasileiras foram realizados e agora dão suporte ao processo de avaliação do estado de conservação das espécies de Porifera.


Quem coordena a avaliação do risco de extinção dos Porifera brasileiros?


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pelo Processo de Avaliação do Estado de Conservação da Fauna Brasileira, cujos resultados subsidiam o Ministério do Meio Ambiente (MMA) na publicação da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção.


O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste - CEPENE está organizando a avaliação de 404 espécies de Porifera e lançou as consultas ampla e direta no Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade - SALVE, onde os pesquisadores e especialistas poderão colaborar com informações sobre as espécies.


Como você pode participar dessa avaliação?


As fichas das espécies de Porifera podem ser acessadas fazendo CADASTRO e LOGIN no sistema SALVE, ou no seguinte link: https://salve.icmbio.gov.br/salve-consulta/.


Vamos lá, acesse o site, e envie suas contribuições até o dia 05 de outubro de 2020. Os devidos créditos serão dados ao longo do processo de avaliação e na publicação das fichas a todos os colaboradores.


Contamos com a sua colaboração!


CEPENE/ICMBio

Texto: Jonata de Arruda Francisco – Bolsista Pró-Espécie/CEPENE
fotos: Guilherme Muricy e Iara Sommer