Artigo 11

AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS BIOMÉTRICOS DAS LAGOSTAS Panulirus argus (LATREILLE) E Panulirus laevicauda (LATREILLE), NA PLATAFORMA CONTINENTAL NORDESTE/SUDESTE DO BRASIL. Carlos Tassito Corrêa Ivo, Edna Maria Santos Vasconcelos e José Armando Duarte Magalhães
Boletim Técnico Científico - Volume 3 - Numero 1 - Ano 1995
Resumo
Neste trabalho, fazemos um levantamento das equações biométricas estimadas por diferentes autores para as lagostas Panulirus argus e Panulirus laevicauda, e estabelecemos novas equações, considerando as condições atuais de exploração do recurso. O material de análise é proveniente de pescarias realizadas em diferentes locais de pesca ao longo da Plataforma Continental Nordeste/Sudeste do Brasil, no período de maio de 1994 a junho de 1995, constando a amostra total de 1.492 indivíduos. Cada  equação foi estimada para machos e fêmeas de modo a permitir que sejam feitas comparações entre as mesmas, no sentido de identificar a ocorrência de dimorfismo sexual. As equações estimadas, para uma mesma espécie e sexo, nas diferentes regiões, foram testadas para que podessem ser verificadas possíveis diferenças decorrentes de fatores ambientais e/ou intensidade de predação. Independente do local de coleta do material biológico, o comprimento e peso médios do cefalotórax dos machos são maiores que os das fêmeas, para ambas as espécies. No que concerne ao peso do abdômen a relação se inverte; o peso médio do abdômen das fêmeas é maior do que o dos machos. Em geral os machos possuem maior comprimento e peso totais que as fêmeas. As relações biométricas resultaram significantes, confirmando a existência de crescimento isométrico entre medidas de comprimento e crescimento alométrico entre medidas de peso e comprimento. Existe crescimento diferenciado entre partes idênticas do corpo de machos e fêmeas para as lagostas Panulirus argus e Panulirus laevicauda, em todas as áreas consideradas. Existe crescimento diferenciado de uma mesma medida de comprimento para machos e fêmeas, quando se compara indivíduos das diferentes áreas.
Abstract
This paper aims to raise the published bibliography on biometric relationships for spiny lobsters Panulirus argus and Panulirus laevicauda caught along the Continental Shelfof Brazil within different areas and periods and, produce new regression equations for recent years (1994 -1995). Regressions for male and female of a single species were tested to indicate sexual dimorphometric differences for individuals caught within one same area. It was estimated that individuals from different fishing areas have different average length and weight. The male in general has a greater carapace length than the female wherever individuals are caught in Brazil, but the female has a greater abdomen. Males are in general larger than females.
Arquivos Visualize em PDF
Palavras-Chave <palavras chave>