Artigo 4

COVOS, REDES-DE-ESPERA E MERGULHO NO ESTADO DE PERNAMBUCO. Petrônio Alves Coelho, Antônio Fernandes Dias, Geovânio Milton de Oliveira e Antonio Clerton de P. Pontes
Boletim Técnico Científico - Volume 4 - Numero 1 - Ano 1996
Resumo
Análise comparativa da pesca de lagostas - Panulirus argus (lagosta vermelha ou comum), P. laevicauda e uma ou mais especies de Scyllarides (sapatas) - efetuada por embarcações comerciais, no litoral de Pernambuco, com o emprego de covos, redes e por mergulho. Foram analisados dados de 224 viagens com um total de 755 dias de pesca para as três modalidades de captura no período de julho/94 a dezembro/94. As pescarias de mergulho proporcionaram a captura de um maior número de indivíduos por dia de pesca e os maiores porcentuais de exemplares jovens. Nas pescarias com covo foram observadas as menores quantidades de indivíduos por dia de pesca. As capturas com rede, observadas em profundidades maiores que as demais, foram mais freqüentes e que apresentaram maiores tamanhos e maior número de indivíduos machos de lagostas vermelhas. Os índices de conversão entre as três modalidades de captura mostram que um dia de pesca com rede foi equivalente a 2,8 dias com covos e um dia de pesca com mergulho representou quatro dias de pesca com covo.
Abstract
The spiny lobsters are fished off Pernambuco coast by means of nets, traps or by diving and the fishing boats are of small size. Usually, the depth of fishing-grounds are greater in net-fishing and lesser in dive-fishing, being captured mostly Panulirus argus (red lobster), P. laevicauda (green lobster) and one or more species of   Scyllarides (sapatas). The number of lobsters caught by fishing day was biggest in dive-fishing and of Scyllarides in the net-fishing. The size and the weight of lobsters were greastest in netfishing. For comparison with the trap-fishing, one fishing-day in the net-fishing is as productive as 2.8 days of trapping and one fishing-day by diving, 4.0 days of trapping.
Arquivos Visualize em PDF
Palavras-Chave <palavras chave>