Quem Somos

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte - CEPNOR, é vinculado à Diretoria de Pesquisa, Avaliação e monitoramento da Biodiversidade - DIBIO, tem como objetivo realizar pesquisas científicas e ações de manejo para conservação e recuperação de espécies ameaçadas e de monitoramento da biodiversidade do bioma marinho costeiro no Mar Norte brasileiro, com ênfase nos impactos de empreendimentos e demais atividades antrópicas, assim como auxiliar no manejo das Unidades de Conservação federais, por meio de estudos e monitoramento para conservação e uso sustentável da sua biodiversidade.

O CEPNOR localiza-se na cidade de Belém, no Estado do Pará. Nossa sede está situada na Avenida Perimetral nº 2501, no Bairro Montese, dentro do campus da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Nosso prédio é localizado logo após o prédio central da Universidade.

O Centro possui abrangência regional, atuando do Oiapoque (AP) ao Delta da Parnaiba (PI), desenvolvendo atividades de monitoramento da biodiversidade marinha e avaliação do estado de conservação das espécies. O CEPNOR ainda atua dando apoio às Unidades de Conservação Federais marinho-costeiras, integrando seus conselhos gestores, em ações de fiscalização, na elaboração dos Planos de Manejo e em atividades de monitoramento.

O CEPNOR ainda auxilia em políticas nacionais de gestão e conservação de espécies exploradas comercialmente, atuando no processo de gestão de recursos pesqueiros através de elaboração de pareceres e notas técnicas a partir da dados científicos coletados através dos programas de pesquisa institucionais do ICMBio.

Missão

Como missão o CEPNOR visa a Geração e difusão do conhecimento para a conservação da biodiversidade marinha, em consonância com os demais centros marinhos e metas institucionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, atuando em conjunto com Unidades de Conservação Federais Marinho-Costeiras do Norte do Brasil.