Homenagem a Georgina Bond Buckup

img Professora Georgina Bond Buckup

 (Itajaí - 27/04/2021) A ciência e a conservação da biodiversidade brasileira perderam hoje uma de suas grandes referências. A Professora Georgina Bond Buckup cursou Ciências Biológicas e o mestrado em Ecologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez o doutorado em Zoologia na Universidade Federal do Paraná. Foi docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1977 a 2003, orientando mais de uma dezena de mestrandos e doutorandos no PPG Biologia Animal.

 Autora/co-autora de mais de 80 artigos publicados em revistas científicas, quatro livros e 26 capítulos. Entre seus livros, "Os Crustáceos do Rio Grande do Sul" e a "Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra", que inclui um livro de atividades de educação ambiental, são publicações fundamentais para o conhecimento e conservação dos crustáceos no Brasil.

img aeglidae img biod serra img crust.RS

 Atuou durante décadas na Diretoria da Sociedade Brasileira de Carcinologia. Foi fundadora e Diretora-Presidente da ONG IGRE - Associação Sócio Ambientalista, onde desenvolveu atividades em educação ambiental, projetos de conservação e preservação da biodiversidade dos ambientes de água doce.

img diretoria SBC VI-CBC

Foi conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, membro da coordenação do Fundo Estadual do Meio Ambiente do CONSEMA/RS e na Câmara Técnica de Legislação e Educação Ambiental do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (COMAM).

img avaliacao SC img reuniao avaliacao nacional

Seus estudos com os crustáceos eglídeos são fundamentais para a conservação destas espécies, considerado atualmente o grupo de crustáceo sob maior ameaça de extinção em todo o mundo. Neste sentido, participou e coordenou os esforços voltados à avaliação do risco de extinção dos crustáceos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e na avaliação nacional, colaborando com o ICMBio/CEPSUL durante mais de uma década.

 O CEPSUL manifesta seu pesar e presta homenagem à professora Georgina Buckup.