CEPSUL presente no Projeto Praia Limpa

(Itajaí – 14/02/2022) Com o retorno das atividades presenciais, CEPSUL retoma ações de Educação Ambiental.

 

img 2022 02 12 turistas projeto praia limpa bc2

Durante o mês de fevereiro, o CEPSUL participa, a convite do Oceanic Aquarium das atividades do Projeto Praia Limpa da Prefeitura de Balneário Camboriú/SC. O projeto visa à sensibilização ambiental de turistas e moradores do município durante a alta temporada.

 

Ao longo da orla da praia central de Balneário Camboriú estão distribuídas 11 tendas que oferecem atividades aos visitantes, além da distribuição de sacolinhas para armazenamento de lixo e pulseiras de identificação de crianças.

 

img 2022 02-12 exposicao cepsul tenda oceanic aquarium praia limpa bc

 

A tenda que fica em frente à Praça Almirante Tamandaré é um dos pontos de maior circulação de turistas da cidade. Foi nesta tenda que o CEPSUL expôs parte da sua Coleção Biológica Didática.

img 2022 02 12 turistas mineiros projeto praia limpa bc

 

A ideia do Praia Limpa é conscientizar os turistas a respeito dos resíduos sólidos gerados e a melhor maneira de descartá-los. Essa atividade vem de encontro com a Campanha de Conduta Consciente em Praias que é uma das ações do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

 

Os Analistas Ambientais do CEPSUL puderam informar aos visitantes sobre os impactos gerados pelo lixo nos ecossistemas marinhos e na biodiversidade.

 

 

img 2022 02 recado cara parca

 

Com esse intuito, entre o material exposto estava o banner de um dos representantes da Turminha do CEPSUL, o Cara-Parça, que deixa o recado bem claro sobre a ameaça que a poluição causa sobre o seu habitat.

 

 

Também com a ideia de mostrar o quanto a poluição e a degradação dos habitats podem ser nocivas às espécies, foi levado um exemplar de cavalo-marinho. Os visitantes além de se apaixonarem pelo animal, descobriram que ele é um excelente bioindicador de qualidade ambiental e extremamente sensível a ambientes poluídos.

 

img 2022 02 02 turistas paulistas projeto praia limpa bc

 

Além de moradores da região, a exposição recebeu a visita de turistas de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A faixa etária dos visitantes variou de 02 a 66 anos.

 

O CEPSUL estará presente novamente na Tenda da Praça Almirante Tamandaré nos dias 16 e 24 de fevereiro.