Biblioteca

A biblioteca do CEPTA, denominada "Biblioteca "Rodolpho von Ihering", em homenagem à um dos maiores pesquisadores brasileiros da área de Ictiologia, e também ex-servidor da antiga "Estação Experimental de Biologia e Piscicultura de Pirassununga", criada no início do século passado no local onde hoje é o CEPTA, apresenta em seu acervo grande diversidade de obras, que podem ser acessadas pelos servidores do ICMBio e pelo público externo.

A biblioteca hoje guarda todo o acervo histórico da antiga Estação Experimental (acervo este um dos mais importantes do Brasil nas áreas de pesca, aquicultura e correlatas), além de obras recentes, voltadas à nova missão do centro, relacionadas à biologia da conservação da biodiversidade aquática continental.

A biblioteca conta ainda com teses, dissertações e monografias de pesquisadores e alunos que ao longo dos anos trabalharam nas dependências do CEPTA ou que contribuíram com os trabalhos da unidade.

Seu acervo possui aproximadamente 34.000 volumes, entre livros, folhetos, teses, obras raras, separatas, periódicos, DVDs, CDs, microfichas, fitas VHS, slides, dentre outros materiais.

 

Biblioteca CEPTA 1 Foto: Acervo CEPTA

 

A "Biblioteca Rofolpho von Ihering" está localizada no prédio central da administração e possui bibliotecária responsável pelo serviço de empréstimo e acesso especializado ao acervo, que é livre para consulta ao público em geral, porém com empréstimos facultados à funcionários, estagiários, professores e outras bibliotecas.

 

Biblioteca CEPTA 2 Foto: Acervo CEPTA

 

Horário de funcionamento ao público externo:

Necessário agendamento
Fone: (19) 3565-1260
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Bases/Banco de Dados:

On-line: BioOne Online Journals, SpringerLink, Environment Complete, InTech, Fishbase, Larvalbase, International Database on Aquatic Animal Diseases, World Lakes Database, Agris, Agrobase, Scielo e catálogos de bibliotecas de instituições nacionais e internacionais.