Destaques

14/01/21

Após 10 anos sem registro, espécie de Rivulídeo, ameaçada de extinção, é encontrada!

Campellolebias dorsimaculatus Wilson J.E.M. Costa 2

 

Foto Wilson J.E.M. Costa


No final de dezembro passado, surgiu uma ótima notícia no campo da Conservação do Meio Ambiente.
O Prof Dr. Domingos Garrone e sua equipe da UNESP Campus de Registro-SP, localizaram a espécie Campellolebias dorsimaculatus, um peixe anual criticamente em perigo de extinção, em uma nova localidade da região, onde não constava registro da espécie há cerca de 10 anos.A espécie é endêmica do Bioma Mata Atlântica e só ocorre no litoral sul de SP. Habita brejos temporários na borda da floresta. Atinge 2,8 cm de comprimento padrão, os machos possuem coloração mais intensa e com as nadadeiras mais pronunciadas do que a das fêmeas.

A principal ameaça a C. dorsimaculatus é a destruição dos ambientes alagáveis ocupados pela espécie, em virtude principalmente da atividade agrícola e loteamentos urbanos.
O Projeto é financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com o apoio do Mater Natura. Os membros do projeto colaboram com dois Planos de Ação do ICMBio/CEPTA que têm relação com a descoberta: PAN Rivulídeos e PAN Peixes e Eglas da Mata Atlântica. Saiba mais em: http://www.maternatura.org.br/.../equipe-de-projeto.../

 

 

31/12/20

CEPTA deseja à todos, um ótimo 2021

Que as nossas energias sejam renovadas e que tenhamos um Ano Novo cheio de luz, paz e amor.

ano novo cepta

 

29/12/20

Analista do cepta se reune com a Comissão Gestora do Rio Verde Pequeno.

apres rivus

Hypsolebias marginatus Wilson J.E.M. Costa

Foto: Prof Dr. Wilson J. Costa- UFRJ

 

reunião rivus

No presente mês, ocorreu a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Gestora da bacia hidrográfica do Rio Verde Pequeno (CGVP).

Na ocasião, a Analista Ambiental do CEPTA Maria Rita Barreto, apresentou o PAN Rivulídeos e alertou aos presentes sobre o alto risco de extinção do grupo Rivulidae.

Este grupo de espécies, possui grande ocorrência na sub-bacia do Rio Verde Pequeno e a Analista fez um alerta sobre os novos empreendimentos na região que podem impactar na sobrevivência dessa família de peixes se critérios de proteção não forem adotados.

Por fim, na referida reunião a Analista Ma. Rita apresentou um mapa, elaborado pela equipe de geoprocessamento do CEPTA, indicando as áreas de ocorrência das espécies na bacia do Rio Verde Grande que ocorrem nos Estados de Minas Gerais e Bahia.

Mais detalhes em: https://cbhverdegrande.org.br/noticias/informacoes/cgvp-realiza-sua-2a-reuniao-ordinaria-do-ano/

 

30/11/20

CEPTA PARTICIPA DO TERRA DA GENTE - EPTV

Confiram na íntegra, a participação do CEPTA no programa Terra da Gente que foi ao ar no último sábado (28/11).

A emissora também fez uma bela matéria sobre o Rio Mogi-Guaçu.

Para acessar o programa, clique aqui

 

tg cepta

24/11/20

CEPTA celebra o dia do rio

No dia 24 de novembro, celebra-se os rios e também alerta-se sobre a necessidade de preservá-los.

Os rios são de extrema importância a qualquer ecossistema terrestre e a todos os processos ecológicos e sociais que ocorrem em suas adjacências.

O Brasil, felizmente, conta com uma rede hidrográfica extensa, favorecendo também a economia, o escoamento da produção, o transporte de pessoas, o abastecimento de água potável e a geração de energia elétrica.

Assim, preservar os rios é, antes de tudo, preservar a vida!

 

dia do rio

19/11/20

CEPTA realiza 3ª Oficina de Monitoria Anual do PAN Baixo Iguaçu

O Plano de Ação Nacional para a Conservação da Fauna Aquática e Semiaquática da Bacia do Baixo Iguaçu, coordenado pelo CEPTA, monitora seu 3° ano de implementação (11/2019 a 11/2020) com evento remoto que ocorre desde setembro e se estende até dezembro deste ano.
Foi realizado ontem, 17/11, um encontro virtual que contou com a participação do coordenador do PAN, o analista ambiental Marcelo Guena de Oliveira (ICMBio/CEPTA), e dos membros do Grupo de Assessoramento Técnico – GAT: Bruno Mattiello (CEBI), Carla Pavanelli (NUPELIA/UEM), Maristela Makrakis (UNIOESTE), Roberto Artoni (UEPG), Rodrigo Lingnau (UTFPR), Taciano Maranhão (IAT/PR) e Vinícius Abilhoa (MHNCI). Também participaram os colaboradores: Lisiane Hahn, Leonardo Nunes (Neotropical), Ana Peixoto, Mara Silva, Marcos Navarro, Rafael Pontes (DOSSEL Ambiental), Diego Nunes, Rene Hojo (Ichthyology Ambiental).
Nesta monitoria o PAN Baixo Iguaçu apresenta avanço na implementação, visto que metade das ações está com andamento conforme o previsto (50%), além das ações já concluídas que totalizam 11%, resultado satisfatório para o PAN.
Para saber mais sobre o PAN Baixo Iguaçu visite a página: https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/planos-de-acao/9753-plano-de-acao-nacional-para-a-conservacao-da-fauna-aquatica-semiaquatica-da-bacia-do-bacia-iguacu 

pan iguaçu

28/10/20

Analista do CEPTA participará de Live sobre o Dia Mundial da Migração

No dia 29 de outubro, a Dra. e Analista Ambiental do CEPTA, Carla Polaz, participará de evento relacionado ao Dia Mundial da Migração.
O tema central será sobre as espécies migradoras, planos de recuperação e a espécie Prochilodus vimboides.
Mas atenção!
Para participar, é preciso fazer a inscrição em:  https://conectando-peixes-rios-e-pessoas-20203.webnode.com/

IMG-20201027-WA0008

28/10/20

CEPTA participa do Dia Mundial da Migração de Peixes,

O CEPTA participou no dia 24 de outubro, do dia Mundial da Migraçao de Peixes.

O Dia Mundial da Migração de Peixes é uma celebração global de um dia para conscientizar sobre rios abertos e peixes migratórios. Este dia internacional de eventos é coordenado pela World Fish Migration Foundation.

Ainda, a equipe do CEPTA preparou um vídeo alusivo a data e lançado simultaneamente no Webinar para a America do Sul. Para acessar o video, basta clicar no link: https://youtu.be/epwUDwnQCsY

dia da migração 2020

20/10/20

CEPTA participará de Evento Mundial

No dia 24 de outubro o CEPTA participará, de modo remoto devido a Pandemia, do Dia Mundial da Migração.
Este evento ocorre bi-anualmente e é organizado pela World Fish Migration Foundation e neste ano.
No presente ano, instituições espalhadas pelo mundo farão diversas atividades de divulgação artística e científica com a temática dos peixes migradores. Serão realizados por volta de 300 ações em 66 países!
Acompanhem atravéz do link: https://www.worldfishmigrationday.com/  

info dia migração

12/10/20

CEPTA elabora material educativo para o Dia das Crianças

121498578 122361949632337 2340097579953355184 o

Em alusão ao dia das crianças, a equipe CEPTA preparou uma série de desenhos da Biota Aquática Brasileira.

Junto aos desenhos, algumas informações e curiosidades, foram inseridas também. Junte a família e amigos para colorir e compartilhe os desenhos com quem desejar.

Saiba mais no link: CEPTA ICMBio