Destaques

23/09/20

23 de Setembro- Dia do Rio Mogi-Guaçu

mogi

Imagem: Jean 7a. Cia/PAmb

Hoje, dia 23 de setembro, celebra-se o Dia do Rio Mogi-Guaçu (Serpente Grande traduzido do Tupi-Guarani).

Data essa para relembrar a importância social, econômica e ambiental de um dos maiores rios do Estado de São Paulo, apesar de ter origem nas Montanhas das Minas Gerais.

Suas águas abrigam inúmeras espécies de peixes tais como, Pacús, Pintados, Curimbatás, Cascudos, Piracanjubas, Lambaris, entre outras. Algumas inclusive, estão ameaçadas de extinção, infelizmente. Saiba mais em: https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/plano-de-acao-nacional-lista/1345-plano-de-acao-nacional-para-conservacao-do-mogi-pardo-e-grande 

A Bacia do Rio Mogi, tem por volta de 15.004 km², uma população de mais de 1.4 milhões de habitantes e suas principais atividades econômicas estão baseadas nas culturas da cana-de-açúcar, soja, pastagens e milho, da agroindústria de açúcar e álcool, óleos vegetais e bebidas, além de frigoríficos e indústria de papel e celulose (CBH-MOGI).

O turismo também tem destaque. Na bacia do Mogi tem-se a presença das estâncias hidrominerais de Águas de Prata, Águas de Lindóia, Lindóia, Serra Negra e Socorro, além da Cachoeira de Emas, distrito de Pirassununga, onde milhares de pessoas escolhem anualmente como lazer, essa distinta região.

Não obstante, o CEPTA nasceu junto as margens deste majestoso rio, no ano de 1939, justamente por conta de sua biodiversidade aquática, onde muitas pesquisas científicas foram e são realizadas anualmente, além de ser uma área de preservação e refúgio de diversas espécies da Flora e Fauna local. 

O CEPTA e seus servidores assim, saúdam o Rio Mogi-Guaçu!

21/09/20

CEPTA rememora o Dia da Árvore

dia da árvore pequeno

Na presente data, comemora-se o Dia da Árvore. Data essa de relembrar o importante papel que elas desempenham nos Biomas Nacionais e Internacionais.

Fontes de abrigo, de alimentação, de regulação de clima e também, fonte de inspiração. 

Seres imprescindíveis para o nosso Planeta e todos os demais seres vivos. 

Infelizmente o CEPTA, em razão da pandemia, não poderá realizar evento comemorativo junto ao público. Entretando, deixamos à população brasileira, uma arte alusiva ao dia. 

17/09/20

Comunicado CEPTA Covid-19

avisto cid cepta 2

Considerando a Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV) e, conforme hipótese prevista em Portaria do Ministério da Economia, todos os servidores, colaboradores e estagiários do MMA, ICMBio, IBAMA e JBRJ estão trabalhando remotamente desde o dia 23/03, por tempo indeterminado. Desta forma, caso deseje entrar em contato com o CEPTA, favor enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

11/09/20

Dia Nacional do Cerrado

No dia 11 de Setembro foi instituído o Dia do Bioma Cerrado.
Diversas palestras e eventos on-line ocorrerão ao longo do dia.

Arte dia do Cerrado

10/09/20

Pró-Espécies seleciona consultoria para programa nacional de espécies exóticas invasoras

Por: Pró Espécies

Aberta a seleção de consultoria para apoio técnico na elaboração de proposta de programa nacional de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras.

Para mais informações, clique aqui

09/09/20

Analistas do CEPTA participam de Live da AZAB

Live AZAB e CEPTA

Texto: Izabel Boock de Garcia - Analista Ambiental - CEPTA

A Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) convidam toda a sociedade para assistirem a live sobre os Programas de Manejo ex situ, com foco nas espécies Surubim-do-paraíba (Steindachneridion parahybae) e Peixe-Anual (Ophthalmolebias constanciae), junto ao CEPTA/ICMBio!

A live será nesta quinta, dia 10/09, às 19h (horário de Brasília).

Entenda:

Em 2018 a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) assinaram um acordo de cooperação técnica para o programa de manejo ex situ de espécies ameaçadas. São 25 espécies, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes que precisam de um manejo intensivo pelos Zoológicos, Aquários e outras Instituições científicas. Para organizar esse manejo é preciso conhecer os animais sob os cuidados dessas Instituições e traçar um planejamento de longo prazo. Vários profissionais, chamados de studbook keepers, são desafiados a não apenas levantar essas informações, como também, indicar os melhores pareamentos. O objetivo final é ter uma população em número suficiente e saudável geneticamente para garantir que essas espécies jamais desapareçam!

E que tal conhecer um pouco sobre essas espécies e o trabalho desses profissionais? Durante as próximas semanas estaremos conversando com os studbook keepers e com os especialistas do ICMBio sobre como os programas de conservação são organizados e a importância deste manejo para as espécies ameaçadas! Participem conosco e tragam as suas dúvidas! Ficaremos muito felizes de ter vocês conosco.

Para encontrar a página da AZAB no facebook é só procurar por: @SociedadeZoologicosBrasil

08/09/20

CEPTA informa sobre o Painel Dinâmico do ICMBio

painel icmbio

O Painel Dinâmico é uma ferramenta que disponibiliza informações sobre as unidades de conservação (UCs) federais e 14 centros de pesquisas do ICMBio, além de vários outros dados sobre o Instituto, úteis para pesquisadores, servidores públicos, estudantes e a sociedade em geral.

Com esse recurso a sociedade terá acesso à informações referentes à gestão das unidades de conservação (UCs) federais, espécies ameaçadas, uso público e turismo, gestão de pessoas, proteção e fiscalização das UCs, entre outros dados estratégicos.

 

 

 

08/09/20

CEMAVE - Consulta Ampla para Avaliação do Estado de Conservação das Aves de Ampla Distribuição

Arundinicola leucocephala redimensionada

Espécie: Arundinicola leucocephala

Foto: Adilson Amaral

 

Prezados (as):

O processo de avaliação de risco de extinção das espécies é contínuo e cíclico, com intervalos de cinco anos entre uma avaliação e outra. Neste sentido, a Avaliação do Estado de Conservação das Aves Brasileiras está em seu segundo ciclo, sendo conduzida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE).

As oficinas de avaliação estão sendo realizadas por biomas: Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Cerrado e Pantanal e Marinho Costeiro.

A próxima Oficina de Avaliação do Estado de Conservação das Aves Brasileiras abrangerá 508 espécies que apresentam ampla distribuição em todo Brasil habitando quase todos os Biomas.

A Oficina tem previsão de ocorrer em abril de 2021, no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, São Paulo. Porém, esse planejamento poderá ser revisado devido à pandemia da COVID-19.
A intenção é convidar pesquisadores com experiência nos diversos Biomas brasileiros, somando cerca de 14 especialistas. Contudo, toda a comunidade científica e demais interessados podem contribuir com informações sobre as espécies por meio da ficha base da avaliação.

As fichas estão disponíveis para edição e envio de contribuições através do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE) no site, acesse: https://salve.icmbio.gov.br/salve-consulta/

O prazo para envio de contribuições é 2 de novembro de 2020.

Atenciosamente,

Centro Nacional de Pesquisa e Conservação

de Aves Silvestres - CEMAVE

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

08/07/20

Consulta Pública sobre Herpetofauna

thumbnail image005Comunicado do RAN/ICMBio às instituiçõe de pesquisa científica, monitoramento, entre outras e queiram contribuir com a avaliação de Lagartos e Anfisbenas, atenção ao chamamento abaixo!

Link: https://salve.icmbio.gov.br/salve-consulta/

 

 

03/06/20

Voluntariado no CEPTA 2020

Para se tornar um voluntário no CEPTA, primeiramente, deve realizar o cadastro no sistema do ICMBio através do link: http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario 

Mais detalhes, na apresentação abaixo.

Volunt 4