Destaques

03/06/20

Voluntariado no CEPTA 2020

Para se tornar um voluntário no CEPTA, primeiramente, deve realizar o cadastro no sistema do ICMBio através do link: http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario 

Mais detalhes, na apresentação abaixo.

Volunt 4

07/04/20

Programa de Iniciação Científica 20/21

Aberto o 14° Edital PIBIC/ICMBio - Ciclo 2020/2021

Você pode acessar mais detalhes em: https://www.icmbio.gov.br/portal/pesquisa/iniciacao-cientifica

 PIBIC divulgação CEPTA Facebook

19/03/20

Falece o Pesquisador e ex-Diretor do CEPTA, Geraldo Bernardino.

 

bernardino

Foto: Thomaz Rural.  

O pesquisador Geraldo Bernardino, que coordenou o CEPTA na década de 80, faleceu no dia 16 de março, mas deixa um grande legado para a aquicultura brasileira.
Bernardino graduou-se em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará-UFC em 1976 e (excluir: em sequência) obteve o título de Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar.
A carreira profissional começou em 1977 trabalhando como pesquisador no Centro de Pesquisa do Pantanal Mato-grossense vinculado a extinta SUDEPE, na área de biologia pesqueira e dinâmica de populações e no decorrer das pesquisas, focou-se na espécie Piaractus mesopotamicus, denominada popularmente de Pacu.
Em 1982, Geraldo assumiu a Coordenação de Ensino do CEPTA, que, à época, abrigava o Centro Regional Latino-americano de Aquicultura – CERLA, resultante de convênio existente entre a FAO e o Governo do Brasil, que tinha a finalidade de realizar pesquisas e treinar profissionais visando o desenvolvimento da aquicultura. Neste período o Centro recebia pesquisadores e técnicos de toda América Latina para receberem treinamento em Aquicultura. Os alunos ficavam em regime de internato num período de 1 ano aprendendo técnicas de reprodução, manejo, qualidade de água, fabricação de ração e aproveitamento de subprodutos e, após o fim desses treinamentos, estes formados levavam os conhecimentos adquiridos para seus países de origem, contribuindo assim, com a expansão da aquicultura no continente latino-americano.
Entre 29/08/1996 a 23/10/2000 foi Diretor do CEPTA. Geraldo também assumiu a Coordenadoria Nacional de Aquicultura do Ministério da Agricultura em Brasília, onde realizou importante trabalho de articulação sobre a importância da produção de pescado em âmbito nacional.
Finalmente, em 2003, foi nomeado como Secretário Executivo de Pesca e Aquicultura para o Estado do Amazonas, situado em Manaus, ficando no cargo até 2018. O Pesquisador sempre esteve preocupado e alertando as autoridades quanto a introdução de espécies exóticas na Bacia Amazônica, em especial a Tilápia, que tem um grande potencial de alterações das comunidades de peixes nativos.
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental - CEPTA, neste momento, solidariza-se com os familiares, amigos, alunos e colegas de trabalho. Geraldo Bernardino será sempre lembrado pelo seu imenso legado para o CEPTA, Instituições e para a Aquicultura Nacional.

22/01/20

Analista do CEPTA em parceria com UESB. UNESP e Instituto Nossos Riachos publicaram artigo científico sobre Hypsolebias flavicaudatus em Periódico Internacional

H. flagellatus2

A Mestranda Rayana Dutra defendeu, no final de 2019, sua dissertação intitulada "Delimitação de Unidades Evolutivas em Peixes Anuais do complexo Hypsolebias flavicaudatus (Cyprinodontiformes, Rivulidae)".
O presente trabalho teve por objetivo, usar a abordagem integrativa (análises cromossômicas e moleculares) para identificar espécies de peixes anuais do complexo H. flavicaudatus, os quais são morfologicamente similares e que tem lacunas sobre a real distribuição de cada uma delas e apresentam alto grau de vulnerabilidade e risco de extinção.
A dissertação teve origem no Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) que é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Antunes de Mello Affonso (UESB) com a participação da UNESP/Botucatu, o Instituto Nossos Riachos e do CEPTA/ICMBio, onde a analista ambiental Dra. Maria Rita de Cáscia Barreto Netto, co-orienta e participa de projetos de pesquisas.
Esta parceria inclusive, e está inserida nas ações do Plano de Ação Nacional (PAN) Rivulídeos do ICMBio e esses dados levantados alertam sobre a possibilidade de que espécies ainda não totalmente conhecidas ocorram ao longo da bacia do São Francisco e correm o risco de desaparecerem. Desse modo, a conservação dos habitats de ocorrência potencial desse peculiar grupo de peixes tropicais é essencial para que tais espécies candidatas não sejam perdidas antes que sejam descritas.
Por fim, neste mês parte desses resultados já foram publicados no periódico internacional Zebrafish e os dados do artigo também já foram inseridos no banco de dados internacionais sobre peixes anuais (www.killi-data.org) editado pelo Dr. Jean H. Huber (Muséum National d'Histoire Naturelle, França).
Mais detalhes em:

Zebrafish: https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/zeb.2019.1822?journalCode=zeb
Killi Data: http://www.killi-data.org/

11/10/19

CEPTA recebe Visitas Técnicas

Na segunda semana de outubro o CEPTA recebeu três importantes instituições reconhecidas nacionalmente, o SENAI, a USP e a ETEC Paulo Souza.
Os alunos puderam entrar em contato com as atividades de pesquisa, monitoramento, biotecnologia, ações de educação ambiental e de bem-estar animal, desenvolvidas pelos Analistas, Pesquisadores e Instituições parceiras junto ao Centro.

A Instrutora do SENAI Márcia Mellone exaltou ao Analista Rogério Machado "o excelente trabalho que vocês realizam aí e que algumas pessoas desconhecem" e também relatou o impacto positivo nos alunos, sobre as pesquisas de genética e quimeria a cargo dos Doutores George Yasui e José Senhorini do Laboratório de Biotecnologia. 

Já o Prof. Dr. Adroaldo tinha como meta para seus alunos, a discussão sobre desafios e oportunidades nas ações para proteger o bem-estar de peixes e encontrou no CEPTA junto a Analista e Dra. Maria Rita a oportunidade que faltava para complementar a formação dos alunos do Curso de Medicina veterinária.Por fim Professor ainda destacou a possibilidade de bolsas de estudos de iniciação científica e de pós-graduação que o CEPTA oferece aos que queiram se especializar m biotecnologia e peixes ameaçados de extinção.

26/09/19

PAN Paraíba do Sul - Lançamento do EBook

Neste mês de Setembro, a Dra. Carla Polaz, analista ambiental do CEPTA acaba de lançar, em conjunto com os pesquisadores Thiago Caetano da Silva Berriel e Érica Pellegrini Caramaschi (membros do grupo assessor do PAN Paraíba do Sul), o e-book: "Monitoramento da Fauna Aquática: funções ecossistêmicas do domínio das ilhas fluviais do rio Paraíba do Sul".
Segundo os autores da publicação, espera-se que o livro seja um catalizador de mais projetos e ações de conservação à bacia do rio Paraíba do Sul.
Abaixo, o link de acesso ao download integral do livro, em PDF:

https://ebookprojetopiaban.wixsite.com/ebook 

 

11/04/17

Seja Voluntário do CEPTA/ICMBio

Programa de Voluntariado do CEPTA  para o período de 2017-2019 com inscrições abertas a partir de 17 de abril, para o período 2017-2019. Veja os detalhes do Programa de Voluntariado.

16/09/16

Estudo realizado no CEPTA é premiado em reunião científica

Mais uma pesquisa envolvendo parasitologia de organismos aquáticos é publicada com apoio do CEPTA.

15/09/16

PAN do Baixo Iguaçú: terceira etapa de elaboração concluída

CEPTA realiza reunião de elaboração do Plano de Ação Nacional do Baixo Iguaçu.