Após 10 anos sem registro, espécie de Rivulídeo, ameaçada de extinção, é encontrada!

Campellolebias dorsimaculatus Wilson J.E.M. Costa 2

 

Foto Wilson J.E.M. Costa


No final de dezembro passado, surgiu uma ótima notícia no campo da Conservação do Meio Ambiente.
O Prof Dr. Domingos Garrone e sua equipe da UNESP Campus de Registro-SP, localizaram a espécie Campellolebias dorsimaculatus, um peixe anual criticamente em perigo de extinção, em uma nova localidade da região, onde não constava registro da espécie há cerca de 10 anos.A espécie é endêmica do Bioma Mata Atlântica e só ocorre no litoral sul de SP. Habita brejos temporários na borda da floresta. Atinge 2,8 cm de comprimento padrão, os machos possuem coloração mais intensa e com as nadadeiras mais pronunciadas do que a das fêmeas.

A principal ameaça a C. dorsimaculatus é a destruição dos ambientes alagáveis ocupados pela espécie, em virtude principalmente da atividade agrícola e loteamentos urbanos.
O Projeto é financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com o apoio do Mater Natura. Os membros do projeto colaboram com dois Planos de Ação do ICMBio/CEPTA que têm relação com a descoberta: PAN Rivulídeos e PAN Peixes e Eglas da Mata Atlântica. Saiba mais em: http://www.maternatura.org.br/.../equipe-de-projeto.../