28 de Abril - Dia da Caatinga

foto 2 caatinga

A Caatinga é o único bioma totalmente brasileiro, abrangendo todos os estados do Nordeste e norte de Minas Gerais. Possui uma área de 844.453 Km2, por volta de 11% do território brasileiro.

O nome desta formação florestal única foi dado pelos índios tupi-guaranis habitantes dessa região e significa "Floresta Branca". Na época de estiagem, as cascas das árvores apresentam uma coloração esbranquiçada, assim, conseguem refletir os raios do sol, diminuindo a temperatura interna de seus troncos.
Como é uma área de poucas chuvas naturalmente, as plantas desenvolveram adaptações para poder sobreviver neste ambiente inóspito, sendo uma delas, a perda das folhas. Com isso a planta diminui sua taxa de transpiração, reduzindo assim, a perda de água.
Agora falando em hidrografia, muitos dos cursos d'água ali presentes também são distintos do resto do país. É muito comum existirem rios intermitentes, ou seja, eles escoam as águas somente no período de chuvas, secando totalmente na época da seca.
Ao contrário do que muitos pensam, o bioma é extremamente rico em biodiversidade, e possui cerca de 370 espécies de peixes! Dentre elas, podemos destacar a Aspidoras spilotus, que ocorre na bacia do rio Acaraú, estado do Ceará.

Foto de Telton Ramos: Aspidoras spilotus

Fonte: ICMBio e EMBRAPA