CEPTA participa do Dia Mundial de Migração de Peixes - World Fish Migration Day 2014

O CEPTA/ICMBio no "World Fish Migration Day 2014":

Os primeiros estudos de migração de peixes no Brasil tiveram inicio no ano de 1954, pelo Biólogo Manuel Pereira de Godoy, pesquisador da antiga Estação Experimental de Biologia e Piscicultura, hoje Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais – CEPTA/ICMBio. Entre os anos de 1954 e 1971 no rio Mogi-Guaçu (pertencente ao ecossistema dos rios Mogi-Guaçu, Pardo e Grande), em Cachoeira de Emas, Pirassununga (SP) foram marcados 27.000 exemplares de peixes de diferentes espécies, sendo 13 espécies de escamas, 1 de couro e 2 de placa, com a devolução de 2.734 marcas (10,12%), este trabalho é considerado como a primeira experiência de marcação de peixes realizada na América do Sul.

Os resultados das informações obtidas com este estudo sobre as migrações foram suficientes para o autor estabelecer duas regiões prioritárias neste ecossistema (Godoy, 1975), denominadas como "lar de reprodução", situado no rio Mogi-Guaçu entre Cachoeira de Emas e Salto do Pinhal, ocupado pelas espécies migradoras durante o período de novembro a fevereiro (piracema) e "lar de alimentação", situado na parte média do rio Grande, entre a Cachoeira de Marimbondo e a barragem da Usina de Porto Colômbia, ocupado durante os meses de março a agosto (período de crescimento e engorda).

Segundo o mesmo autor, no período de agosto a setembro os peixes migradores formariam cardumes e iniciariam a migração em direção ao rio Pardo e Mogi-Guaçu, para efetuar a reprodução e, no lar de reprodução vários cardumes se encontrariam, ocorreria a reprodução e estes retornariam, então, para o lar de alimentação e para as lagoas marginais em todo o ecossistema Mogi, Pardo e Grande. Neste trabalho, Godoy identificou que a migração destas espécies abrangeria cerca de 1000 km entre as duas regiões mencionadas.

Este estudo foi de grande importância para conhecer a amplitude migratória das espécies reofílicas e propor medidas de proteção das espécies de peixes migradoras como controle de pesca e período de defeso e áreas de preservação no ecossistema estudado.

Dando continuidades aos estudos de migração, no ano de 2007, o CEPTA implantou o Estudo do Comportamento Migratório dos Peixes Denominados de Grandes Migradores do Sistema – Rios Mogi-Guaçu, Pardo e parte do Rio Grande, que continua em andamento, onde as ações se concentram na rota migratória dos peixes migradores, abordando aspectos da Biologia reprodutiva e estrutura genéticos populacionais das populações para fins conservacionistas.

CEPTA projeto marcacao 1

CEPTA projeto marcacao 2

CEPTA projeto marcacao 3

Fotos: Rita Rocha/CEPTA e Leonardo Milano/DCOM

Durante o Dia Mundial de Migração de Peixes, o CEPTA realizará em sua sede no município de Pirassununga/SP, um dia de atividades voltadas ao esclarecimento e divulgação do tema "Migração de peixes e sua importância para a manutenção da saúde dos rios". O público alvo serão estudantes da rede municipal de ensinos básicos e representantes de comunidades ribeirinhas das redondezas, e as atividades incluirão palestras, dramatização e atividades lúdicas.

Atividade: Evento no CEPTA (24 de maio 2014) – O CEPTA recepcionará estudantes da rede municipal de ensino e representantes de comunidades ribeirinhas das redondezas para um dia de atividades, as quais incluirão palestras, teatro e atividades lúdicas sobre o tema Migração dos peixes e sua importância para a manutenção da saúde dos rios.

Objetivo: Atrair a atenção do público e melhorar sua compreensão sobre a importância dos peixes migratórios, suas necessidades e os serviços que estes fornecem aos homens.

Público alvo: Comunidade ribeirinha; crianças e jovens das escolas públicas de Pirassununga

Equipe organizadora e executora: Servidores do CEPTA e parceiros.

Mais informações: www.worldfishmigrationday.com