Levantamento do CEPTA comprova o final da Piracema 2014 em rios do interior de SP

Por conta da situação anormal de estiagem que o sudeste brasileiro vem enfrentando desde os meses finais de 2013, o que vem prejudicando significativamente a capacidade hídrica de vários rios do interior do estado de São Paulo, fez com que o CEPTA mantivesse um monitoramento continuado nas áreas abrangidas pelo Plano de Ação Nacional Mogi/Pardo/Sapucaí-Mirim/Grande, plano este que estabelece uma série de ações visando à conservação dos ambientes aquáticos de toda a bacia.

Dado o baixo volume de água dos rios da região, em fevereiro/2014 o CEPTA divulgou levantamento realizado na ocasião, onde alertava sobre "o atraso" do evento da Piracema - migração reprodutiva dos peixes, e até sugeria a extensão do período proibitivo de pesca por 30 dias, onde na ocasião foi identificada parcela significativa de indivíduos que ainda poderiam iniciar sua atividade reprodutiva.

Tais indivíduos, através de fenômeno ainda pouco conhecido, se mantinham nas áreas de reprodução "em espera" de condições mais favoráveis à reprodução, entre estas por exemplo a elevação do nível dos rios. Tal comportamento é identificado pela análise das gônadas dos peixes, alguns deles ainda carregavam ovócitos e espermatozóides.

No entanto, passados cerca de 60 dias do levantamento anterior, pesquisadores do CEPTA fizeram nova análise e desta vez identificaram que quase a totalidade dos indivíduos analisados já se encontravam em período pós-reprodução, ou seja, já sem a presença de ovócitos ou espermatozóides, e pequena quantidade de peixes já iniciando a preparação gonadal para o próximo período reprodutivo.

Como as condições para uma reprodução adequada não ocorreram neste ano, não havendo mudanças significativas entre o primeiro levantamento e o atual, grande parcela dos peixes de toda a bacia sequer reproduziram, tendo ocorrido o fenômeno conhecido como reabsorção dos gametas.

Conforme amplas pesquisas realizadas em toda a região, iniciadas na década de 1950 pelo ex-pesquisador do CEPTA Dr. Manuel Pereira de Godoy (in memoriam) e ainda em andamento, quando encerra-se o período de Piracema os peixes iniciam outra migração, conhecida como migração trófica, voltada aos seus "lares de alimentação", descendo os rios, deixando assim as regiões propícias à reprodução, que só deve voltar a ocorrer nos meses finais de 2014 e início de 2015, se houver novamente condições ambientais propícias para que a mesma possa naturalmente vir a ser realizada.