CEPTA seleciona bolsistas para programa de iniciação científica

O Comitê Institucional do PIBIC/ICMBio lançou dia 21 de março o 8º Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/ICMBio, com abertura de inscrições visando a seleção de propostas a serem apoiadas e desenvolvidas durante o período de 01 de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015. As inscrições ocorrerão até o dia 12 de maio/2014. Para o CEPTA, favor entrar em contato até dia 29 de abril. Para inscrição em qualquer dos Planos de Trabalho do CEPTA, obtenha maiores informações através telefone (19) 3565-1299, ramais 228 ou 308.

Em todo o ICMBio, serão oferecidas 16 bolsas CNPq, 8 bolsas CIEE e os estudantes também poderão desenvolver suas propostas de pesquisa na modalidade voluntária. 

O 8º edital e demais formulários necessários à inscrição estão disponíveis em:
http://www.icmbio.gov.br/intranet/pibic-coordenacao-geral-de-pesquisa.html

Veja aqui o Edital Completo.

Planos de Trabalho Oferecidos pelo CEPTA/ICMBio:

Titulo do Plano de Trabalho: Diagnóstico Sócioambiental dos Municípios relevantes do PAN Paraíba do Sul.

Resumo: Elaborar um diagnóstico socioambiental dos Municípios relevantes do Pan Paraíba dos Sul. Para isto, caberá ao bolsista fazer a coletânea de informações acerca de ações/temas, previamente definidos, que teriam impacto, positivo ou negativos, sobre os cursos d'água com reflexos para os peixes ameaçados de extinção contemplados no PAN. Este levantamento será realizado por consulta a sites pertinentes às ações/temas e por consulta direta às prefeituras dos municípios.

Orientador: Dr. Sandoval dos Santos Junior.

Vagas: 1 vaga.

Titulo do Plano de Trabalho: Bancos genéticos em peixes ameaçados de extinção: emprego de populações monossexuais femininas e quimerismo.

RESUMO. O transplante de células germinativas primordiais (PGC) de uma espécie de peixe ameaçada de extinção para outra é uma estratégia interessante para a reconstituição, pois a espécie receptora poderá produzir gametas da espécie doadora. As células germinativas primordiais podem inclusive ser criopreservadas em nitrogênio líquido por tempo indeterminado, servindo como um efetivo banco genético. Contudo, para que haja a transmissão germinativa, é necessário que o transplante seja realizado para um indivíduo estéril. Em nossos recentes trabalhos, conseguimos estabelecer uma linhagem triploide, embora constatamos que apenas as fêmeas são estéreis. Portanto, o transplante de células germinativas para essas fêmeas estéreis seria uma estratégia interessante para otimizar a eficácia do quimerismo. Considerando os aspectos supra mencionados, o objetivo do presente projeto é estabelecer uma linhagem monossexual feminina que serão utilizados como receptores de células germinativas primordiais de espécies ameaçadas de extinção.

Orientador: Dr. José Augusto Senhorini.

Vagas: 1 vaga.

Titulo do Plano de Trabalho: Etologia reprodutiva e desenvolvimento embrionário de espécies de Rivullidae ameaçadas de extinção.

RESUMO: Os peixes rivulídeos anuais representam um dos grupos de vertebrados mais ameaçadas do globo em função das variações climáticas e da ação antrópica. Dessa forma, a principal ferramenta de conservação é a adoção de bancos genéticos ex-situ e a reprodução. O presente trabalho tem por objetivo reproduzir duas espécies de Rivullidae ameaçadas de extinção, analisar o comportamento reprodutivo e acompanhar o desenvolvimento embrionário. Além disso, objetiva-se estabelecer protocolos de armazenamento e estocagem dos ovos em condições de laboratório. De modo a elucidar os mecanismos de diapausa.

Orientador: Dr. José Augusto Senhorini.

Vagas: 1 vaga.

Título do projeto: Peixes ameaçados de extinção das Ecorregiões de Mata Atlântica: uma análise da nova avaliação do estado de conservação das espécies

Resumo: O ICMBio têm a responsabilidade de elaborar a nova lista de espécies ameaçadas da fauna brasileira. Coube ao CEPTA, na divisão de atribuições dos Centros Especializados, a avaliação dos peixes continentais que ocorrem nas Ecorregiões da Mata Atlântica. Essa avaliação, baseada nas categorias e critérios do IUCN, vem sendo realizada em oficinas de especialistas desde outubro de 2011, com previsão de término em setembro de 2014. Dentre as atividades do(a) bolsista, está a organização dos dados gerados nessas oficinas e a comparação dos mesmos com as espécies de peixes da lista nacional em vigor. Isso contribuirá para a análise de mudanças na composição das espécies entre uma lista e outra e indicará perspectivas de pesquisa e manejo.

Orientadora: Dra. Carla N. M. Polaz

Vagas: 1 vaga.

Título do projeto: Diferenciação interespecífica de rivulídeos ameaçados de extinção: Uma abordagem citogenética.

Resumo: Os rivulídeos são as espécies de peixes mais ameaçadas dentro de uma mesma família taxonômica. Esta situação é decorrente de vários fatores, podendo destacar a perda de habitat por causa da especulação imobiliária e aumento da malha rodoviária, como as principais alterações feitas pelo homem. O objetivo do projeto é diferenciar citogeneticamente espécies de peixes da família Rivulidae, com diferentes particularidades biológicas e que estejam relacionadas ao Plano de Ação Nacional Rivulídeos coordenado pelo CEPTA. Desse modo, ao final do projeto, espera-se a obtenção dos seguintes resultados/produtos: (1) Gerar e disponibilizar, em forma de relatório científico, informações da estrutura genética populacional e taxonômica das espécies de peixes da família Rivulidae relacionadas ao PAN Rivulídeos; (2) Análise de características cromossômicas únicas que se constituirão em marcadores citogenéticos para as espécies estudadas; (3) Informações citogenéticas inéditas sobre os rivulídeos e (4) Prospecção de rivulídeos em outros locais, ampliando a área de ocorrência desses peixes.

Orientadora: Dra. Maria Rita de Cascia Barreto Netto.

Vagas: 1 vaga.

Atividades a serem desenvolvidas em todos os planos de trabalho:

Busca em bases de dados e coleções científicasLeitura de artigos, preenchimento de formulários específicos utilizados para a avaliação do estado de conservação das espécies de peixes continentai, elaboração de relatórios científicos.

Perfil desejado do bolsista:

Interesse por pesquisa e levantamento de dados, compreensão razoável de textos em inglês (nível intermediário), raciocínio analítico, domínio das ferramentas de internet, facilidade em construir gráficos, tabelas e mapas, estar cursando Ciências Biológicas, Zootecnia, Medicina Veterinária e áreas afins.

Os candidatos interessados deverão encaminhar Curriculum Vitae ao e-mail "O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.", impreterivelmente até o dia 29 de abril de 2014 (terça feira), informando a área de interesse com justificativas, contendo no máximo 10 linhas e, comparecer para entrevista pessoal com os responsáveis pelos projetos, no dia 30 de abril de 2014 (quarta-feira), no auditório da Administração Central do CEPTA, no horário das 14h00 ás 16h00.

Obs:- Informações pelo telefone (19) 3565 1299, ramais 228 ou 308.