PAN do Baixo Iguaçú: terceira etapa de elaboração concluída

O CEPTA e vários parceiros realizaram a terceira etapa da elaboração do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna Aquática da Bacia do Baixo Iguaçú ou PAN do Baixo Iguaçú. Esta etapa, denominada "Reunião de Elaboração da Matriz de Metas e Indicadores", determinou os indicadores e respectivas metas para os objetivos específicos definidos em etapa anterior denominada Oficina de Planejamento.

O PAN do Baixo Iguaçú inclui um objetivo geral, quatro objetivos específicos e 32 ações. Este PAN tem como alvo 22 espécies da fauna aquática e semi-aquática da parte baixa da Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçú, bacia do Bioma Mata Atlântica no Estado do Paraná, sendo que 12 (doze) destas espécies estão ameaçadas de extinção segundo a "Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção - Peixes e Invertebrados Aquáticos" aprovada na Portaria No 445 do MMA de 17/12/2014.

A reunião foi realizada entre 4 e 5 de setembro de 2016 na sede do CEPTA, Pirassununga-SP, contando com a participação de vários coordenadores e pontos focais de PANs do ICMBio, a quase totalidade do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do PAN Baixo Iguaçu, servidores e bolsistas do CEPTA, totalizando 23 pessoas.

CEPTA 2016 PAN BaixoIguaçu 1

Participantes da Reunião de Elaboração da Matriz de Metas e Indicadores do PAN do Baixo Iguaçú no CEPTA, Pirassununga/SP, entre 4 e 5/09/2016. Da esquerda para a direita, na primeira fileira: Josi Ponzetto (CEPTA/ICMBio), Tamilis Rocha (COGEF/ICMBio), Antônio Eduardo Barbosa (CEMAVE/ICMBio), Marcelo G. Oliveira (CEPTA/ICMBio), Elton C. Oliveira (UTFPR), Rodrigo Lingnau (UTFPR), Carla S. Pavanelli (NUPELIA); na segunda fileira e mesma ordem: Izabel Boock (CEPTA/ICMBio), Alexandre Garcia (COGEF/ICMBio), Taciano C. F. Maranhão (IAP), Augusto Tavares (UHE Baixo Iguaçú), Claudio Bock (CEPTA/ICMBio), Luiz Augusto Ludwig (UHE Baixo Iguaçú), Mauro M. Britto (IAP), Vinícius Abilhoa (MHNCI). Ausente na foto Roberto F. Artoni (UEPG) e alguns servidores do CEPTA/ICMBio, Foto: Rogério Garcia (CEPTA/ICMBio).

 

Fonte: Analista Ambiental Marcelo G. de Oliveira

Coordenador do PAN do Baixo Iguaçú