Analista do CEPTA em parceria com UESB. UNESP e Instituto Nossos Riachos publicaram artigo científico sobre Hypsolebias flavicaudatus em Periódico Internacional

H. flagellatus2

A Mestranda Rayana Dutra defendeu, no final de 2019, sua dissertação intitulada "Delimitação de Unidades Evolutivas em Peixes Anuais do complexo Hypsolebias flavicaudatus (Cyprinodontiformes, Rivulidae)".
O presente trabalho teve por objetivo, usar a abordagem integrativa (análises cromossômicas e moleculares) para identificar espécies de peixes anuais do complexo H. flavicaudatus, os quais são morfologicamente similares e que tem lacunas sobre a real distribuição de cada uma delas e apresentam alto grau de vulnerabilidade e risco de extinção.
A dissertação teve origem no Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) que é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Antunes de Mello Affonso (UESB) com a participação da UNESP/Botucatu, o Instituto Nossos Riachos e do CEPTA/ICMBio, onde a analista ambiental Dra. Maria Rita de Cáscia Barreto Netto, co-orienta e participa de projetos de pesquisas.
Esta parceria inclusive, e está inserida nas ações do Plano de Ação Nacional (PAN) Rivulídeos do ICMBio e esses dados levantados alertam sobre a possibilidade de que espécies ainda não totalmente conhecidas ocorram ao longo da bacia do São Francisco e correm o risco de desaparecerem. Desse modo, a conservação dos habitats de ocorrência potencial desse peculiar grupo de peixes tropicais é essencial para que tais espécies candidatas não sejam perdidas antes que sejam descritas.
Por fim, neste mês parte desses resultados já foram publicados no periódico internacional Zebrafish e os dados do artigo também já foram inseridos no banco de dados internacionais sobre peixes anuais (www.killi-data.org) editado pelo Dr. Jean H. Huber (Muséum National d'Histoire Naturelle, França).
Mais detalhes em:

Zebrafish: https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/zeb.2019.1822?journalCode=zeb
Killi Data: http://www.killi-data.org/